top of page

SDPD abre inscrições para primeira turma “teen” do curso de Libras


Projeto piloto conta com 40 vagas para crianças e adolescentes entre 10 e 17 anos; aulas serão online e gratuitas


Em um projeto piloto, a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência está com inscrições abertas para a primeira turma “teen” do curso online e gratuito da Língua Brasileira de Sinais (Libras), que já qualificou 22,4 mil pessoas a partir de 18 anos de 137 municípios do Estado de São Paulo. A ação inédita para crianças e adolescentes de 10 a 17 anos conta, nessa primeira turma, com 40 vagas.


As aulas começam dia 22 de junho e terminam 25 de julho, sempre às terças e quintas-feiras das 19h às 21h - via plataforma Zoom. O conteúdo programático do curso foi adaptado para a faixa etária e contempla os seguintes temas: alfabeto manual, cumprimentos, condições climáticas, expressões faciais, sentimentos, números, animais, cores, materiais escolares, calendário, família, localidades, meios de transporte e verbos.

“A Secretaria tem a missão de desenvolver políticas públicas e ações que contemplem as pessoas com deficiência e, para somar esforços, precisamos educar os nossos jovens para que se tornem adultos conscientes e inclusivos. O curso teen é um teste para verificarmos o interesse de capacitação do público menor de 18 anos na aprendizagem da Libras, para que estejam aptos a se comunicar também nessa língua”, destaca o secretário de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marcos da Costa.

O curso conta com a parceria do Centro de Tecnologia e Inovação (CTI) e tem o total de 40 horas, divididas em 30 horas ao vivo pela plataforma Zoom e 10 horas de atividades extras. É necessário o uso de câmera durante as aulas. Para obter o certificado de participação, é preciso ter frequência mínima de 75% das aulas ao vivo, e atingir média final 5,0 ou superior.


A ação tem como objetivo principal ensinar Libras a pessoas sem deficiência auditiva para que estas estejam habilitadas a se comunicar com as mais de 492,9 mil pessoas com deficiência auditiva que vivem no estado de São Paulo, de acordo com os índices da Base de Dados dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Contudo, pessoas com deficiência, seja auditiva ou outras, também podem se inscrever.

“O curso teen tem a intenção de facilitar a comunicação de pessoas surdas em todas as esferas, inclusive nas escolas, que hoje atendem muitos alunos surdos na perspectiva da educação inclusiva. A iniciação precoce de crianças ouvintes na Libras tem o potencial de facilitar a inclusão e proporcionar ambientes mais inclusivos”, explica o coordenador dos cursos de Libras da Secretaria, Edilson de Andrade.


Curso básico de Libras - Projeto piloto “teens”

Público-alvo: Crianças e adolescentes entre 10 e 17 anos.

Aulas: às terças e quintas-feiras, ao vivo, das 19h às 21h.

Início: 22/06

Término: 25/07

Carga horária: 40 horas

Vagas: 40

33 visualizações

Comentários


bottom of page