top of page

Setembro Amarelo: Cotia terá programação especial para marcar a prevenção ao suicídio


O mês de setembro é conhecido como o ‘Mês de Prevenção ao Suicídio’ ou ‘Setembro Amarelo’ e tem como Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio o dia 10. O movimento tem como objetivo sensibilizar e conscientizar a população sobre o assunto e intensificar a divulgação dos canais de atendimento, rede de apoio e serviços de saúde mental que atendem ao longo do ano. A Secretaria de Saúde de Cotia, por meio das equipes de saúde mental, realizará uma programação especial no dia 16, das 8h às 12h30, no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II e AD). As atividades são abertas ao público.

A programação do ‘I Evento de Práticas Integrativas e Complementares – Saúde Mental’ contará com palestras sobre: Setembro Amarelo e Saúde Mental e Práticas Integrativas na Promoção do Cuidado, além de atendimentos e vivências em: auriculoterapia, yoga, reiki, reflexologia, quick massage (massagem rápida) e arteterapia.

“Falar sobre prevenção ao suicídio é uma das missões dos nossos CAPS e que realizamos todos os dias, todos os meses do ano. Mas o ‘Setembro Amarelo’ tem um significado especial, pois mobiliza pessoas do mundo todo em torno do assunto. Falta de informação leva ao preconceito e ao agravamento dos casos de pessoas que precisam de ajuda”, disse Soraya Moraes, coordenadora da Saúde Mental de Cotia.

De acordo com a coordenadora da Saúde Mental Soraya, durante o mês ‘Setembro Amarelo’ as unidades de saúde dão mais visibilidade ao assunto e na divulgação da rede de apoio e de atendimento, como o Centro de Valorização da Vida (CVV), que atende 24h pelo número 188, por meio de uma equipe de apoio emocional e prevenção ao suicídio.

Serviço

I Evento de Práticas Integrativas e Complementares – Saúde Mental

Dia 16 de setembro – sábado

Das 8h às 12h30

Local: CAPS II e AD

Endereço: rua Topázio, 96, Jardim Nomura

Programação: Palestras, práticas integrativas, vivências e atendimentos

11 visualizações

Comments


bottom of page