Setembro Amarelo: Estações das linhas 4-Amarela e 5-Lilás recebem o "Cantinho do Desabafo"


Ação, de acolhimento para pessoas que precisam de apoio emocional, acontece no mês de valorização da vida. Procura por atendimento cresceu no contexto da pandemia.

No mês do "Setembro Amarelo" a ViaQuatro e a ViaMobilidade, concessionárias responsáveis pela operação e manutenção das linhas 4-Amarela e 5-Lilás de metrô, respectivamente, recebem novamente os voluntários do Projeto Help para atender pessoas que buscam apoio emocional no "Cantinho do Desabafo". No espaço, localizado em áreas reservadas das estações, os participantes praticam a escuta fraterna: ouvem, sem julgar, quem deseja se abrir sobre seus problemas.

Na Linha 4-Amarela a ação desembarca no dia 03, na Estação Faria Lima, e na Estação Luz, nos dias 10 e 28 do mês. Já na Linha 5-Lilás o cantinho estará nas estações Capão Redondo (dia 14), Largo Treze (dia 17) e Campo Limpo (dia 24), sempre das 14h às 16h.

A iniciativa integra a campanha "Sua saúde mental é essencial" e além da escuta, os voluntários do projeto também distribuem folhetos com mensagens positivas e de incentivo à vida. Para quem deseja um outro tipo de atendimento, é disponibilizado um telefone nacional para contato: (11) 4200-0034.

Desde 2019, quando a ação teve início nas estações, a procura pelo "Cantinho do Desabafo" tem crescido de forma significativa. Carlos Eduardo Ferreira de Souza, o Cadu, coordenador do Projeto Help, grupo criado em São Paulo há mais de 10 anos, ressalta que a pandemia intensificou a busca pelo atendimento. "Em algumas estações, com mais movimento, chegamos a receber em média 70 pessoas numa tarde", afirma.

"A ViaQuatro e a ViaMobilidade estão atentas aos desafios enfrentados neste contexto, e reconhece que o acolhimento é essencial e pode salvar vidas", diz Juliana Alcides, gerente de Comunicação e Sustentabilidade das concessionárias.

Serviço: Campanha Sua Saúde mental é essencial - Cantinho do Desabafo Sempre das 14h às 16h

Linha 4 - Amarela 03/09 - Estação Faria Lima 10/09 - Estação Luz 28/09 - Estação Luz

Linha 5-Lilás 14/09 - Estação Capão Redondo 17/09 - Estação Largo Treze 24/09 - Estação Campo Limpo

Sobre a ViaQuatro: A ViaQuatro é a concessionária responsável pela operação e manutenção da Linha 4-Amarela de metrô de São Paulo e o primeiro contrato de PPP (Parceria Público-Privada) assinado no país. Na América Latina, a Linha 4-Amarela é pioneira no uso do sistema driverless, operação automática sem a presença de condutor dentro do trem, que permite a supervisão permanente de velocidade, conferindo mais segurança e precisão à operação.

Sobre a ViaMobilidade: A ViaMobilidade é a concessionária responsável pela operação e manutenção das linhas 5-Lilás de metrô e 17-Ouro de monotrilho em São Paulo. A Linha 5-Lilás é composta por 17 estações e atende a Zona Sul de São Paulo, de Capão Redondo a Chácara Klabin. Ela se integra ao Metrô na Estação Santa Cruz (Linha 1-Azul) e na Estação Chácara Klabin (Linha 2-Verde) e à CPTM (Linha 9-Esmeralda) na Estação Santo Amaro. Já a Linha 17-Ouro, quando concluída pelo Governo do Estado de São Paulo, terá oito paradas entre as estações Morumbi e Jardim Aeroporto, com integrações à Linha 5-Lilás, na Estação Campo Belo, e com a Linha 9-Esmeralda da CPTM, na Estação Morumbi.

14 visualizações