top of page

SP lança "Abrigo Amigo" em pontos de ônibus na capital


Solução tecnológica em painéis digitais oferece companhia e atendimento remoto para mulheres que esperam pelo transporte público à noite O Governo de São Paulo amplia as iniciativas de proteção às mulheres em ambientes públicos ao lançar nesta segunda-feira (28), em dez locais da capital, o Abrigo Amigo. O governador Tarcísio de Freitas lançou nesta segunda-feira (28) a solução que inova através de um conceito simples, mas poderoso: a companhia. Transforma painéis digitais situados em pontos de ônibus em uma mídia inteligente, que acompanha de forma remota mulheres sozinhas que esperam o transporte público. "A tecnologia, de uma forma totalmente humanizada, se torna uma aliada no enfrentamento da violência contra a mulher, trazendo amparo e conforto para quem está sozinha em um ponto de ônibus. Um esforço criativo que será aplicado de forma piloto na Capital", destaca o governador Tarcísio de Freitas.

Ao lado do protocolo "Não Se Cale" e da campanha "São Paulo Por Todas" a ação reforça as estratégias da gestão comandada pelo governador na atenção à segurança das mulheres em ambientes privados e públicos.

A mídia interativa é conectada à internet e equipada com câmera noturna, microfone, sensor de presença e botão virtual. Quando o sistema é acionado, inicia uma videochamada com uma atendente, oferecendo companhia e ajuda em caso de necessidade.

A chamada será direcionada para uma central de atendimento com funcionamento das 20h às 05h. As atendentes são preparadas para acionar serviços de segurança pública e saúde durante situações de emergência.

Os pontos de ônibus transformados em Abrigo Amigo se concentram na área central da cidade de São Paulo e foram mapeados a partir das regiões classificadas como mais sensíveis para o público feminino. São áreas com menos movimento durante o período noturno, como os pontos da Avenida Tiradentes próximos ao Centro Paula Souza e ao Museu de Arte Sacra. O Abrigo Amigo também ficará disponível em um ponto em frente à Estação da Luz e nas Avenidas Rangel Pestana e Nove de Julho. Outros locais que recebem o serviço são paradas de ônibus da Avenida Brigadeiro Luís Antônio e final da Avenida Ipiranga, além de pontos situados na Avenida Angélica.

22 visualizações

댓글


bottom of page