Totem de monitoramento registra incêndio no centro e GCM aciona socorro


Botão de emergência também foi acionado por transeuntes que entraram em contato direto com a central da guarda para comunicar a ocorrência

Na manhã do último domingo (12/09), um princípio de incêndio em um quiosque no calçadão de Cotia, assustou quem passava pelo local. Por sorte, o quiosque que comercializa lanches estava fechado.


As imagens do Totem de Videomonitoramento, acompanhadas pelo Centro de Controle Operacional da Guarda Civil Municipal (GCM) de Cotia, indicaram uma movimentação atípica e fumaça saindo de um estabelecimento comercial no calçadão da Rua Senador Feijó, no centro. Imediatamente o socorro foi acionado e, com a chegada dos bombeiros, o fogo foi contido. O botão de emergência do Totem chegou a ser utilizado por transeuntes para pedir ajuda.


Segundo a GCM, a fumaça foi observada por volta das 11h30.

“O operador do Centro de Controle Operacional da GCM, por meio do Totem de Segurança instalado próximo ao Banco Bradesco, percebeu a fumaça e a movimentação das pessoas, acionou a viatura mais próxima para primeiro atendimento e, em seguida, o Corpo de Bombeiros foi acionado para combater o incêndio. Apesar do susto, ninguém ficou ferido”, informou o Centro de Controle Operacional da GCM.

“Foi um alívio sabermos que ninguém ficou ferido, apesar do grande susto. Graças às imagens do Totem de Videomonitoramento e à comunicação da população diretamente com a GCM por meio do botão de emergência, esta ocorrência teve uma rápida resposta”, disse o secretário de Segurança Pública de Cotia, Almir Rodrigues.

Imagens: Reprodução

242 visualizações