top of page

Vacina contra a Covid-19 passa a integrar o Calendário Nacional de Vacinação Infantil a partir do dia 1º de janeiro de 2024

Vacina é aplicada em todas as UBSs de Cotia


A partir do dia 1º de janeiro de 2024, a vacina contra a Covid-19 passará a integrar o Calendário Nacional de Vacinação Infantil para crianças com idade entre seis meses e quatro anos, 11 meses e 29 dias. A novidade está prevista em nota técnica do Programa Nacional de Imunização, do Ministério da Saúde, e a vacina será aplicada em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Cotia. O esquema de vacinação primário das crianças se completa após a aplicação de três doses.

 

A medida foi tomada com base em vários indicadores, como o número de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) por Covid-19 ao longo de 2023 entre crianças menores de 1 ano de idade. Até novembro foram anotados 135 óbitos por Covid-19 em crianças menores de cinco anos de idade. A Síndrome Inflamatória Multissistêmica Pediátrica (SIM P) associada à Covid-19 vitimou 142 crianças e adolescentes no Brasil.

 

“Este é mais um avanço que o país dá na proteção das pessoas contra doenças evitáveis. Foi apenas com a ampliação da cobertura vacinal que conseguimos sair da fase mais restritiva da pandemia. E é com a vacina que vamos nos proteger do retorno de situações intensas como as que vivemos nos últimos anos”, comentou Magno Sauter, secretário de Saúde de Cotia.

 

Foto: Vagner Santos

26 visualizações

Kommentare


bottom of page