A Prefeitura de Vargem Grande Paulista inaugurou no domingo (25/6), o trecho de 24 km da Ciclorrota Mata Atlântica. Mais de 250 ciclistas da cidade e região participaram do evento e tiveram a oportunidade de conhecer as belezas naturais de Vargem Grande Paulista.
A pedalada para inaugurar o trecho VGP teve início às 8h, no km 39,3, e finalizou por volta das 11h, na Estrada das Lages, onde os ciclistas foram recepcionados pelo prefeito de Vargem Grande Paulista Josué Ramos e o secretário municipal de Turismo José Roberto Cruz.
“O turismo regional está se fortalecendo, entre eles, o turismo de aventura e o esportivo. Ficamos muito felizes com a inclusão de Vargem Grande Paulista na Ciclorrota Mata Atlântica e em ver expressiva participação de vários grupos de pedais da nossa região”, destacou Josué.
Ao parabenizar os ciclistas, o prefeito anunciou que, em breve, Vargem Grande Paulista terá Bike Station como forma de incentivo ao cicloturismo. “Vamos iniciar o processo licitatório para a aquisição de três Bike Station inicialmente, que são estações de reparos de bicicletas com alguns equipamentos para dar suporte aos ciclistas caso haja necessidade de consertos rápidos”.
A Rota Cicloturística Circuito Mata Atlântica é uma iniciativa do Consórcio Intermunicipal da Região Sudoeste (CONISUD), por meio da Câmara Técnica de Turismo, e conta com 350 km de trilha. O percurso passa pelas cidades de: Cotia, Embu das Artes, Embu-Guaçu, Itapecerica da Serra, Juquitiba, São Lourenço da Serra, Ibiúna e Vargem Grande Paulista.
O percurso do trecho VGP inicia na altura do km 39,3 e finaliza na Escola Lar Agrícola, ambos divisa entre Vargem Grande Paulista e Cotia. Segundo Cruz, o objetivo é conectar pontos de interesse do patrimônio cultural e natural brasileiro por meio de trilhas de longo curso em todo país.
“O percurso pode ser feito por qualquer pessoa com uso de equipamentos de segurança, como: capacete, luvas e roupas adequadas, repelente, além de água e alimentos leves para garantir a hidratação”, orientou o secretário de Turismo.
Commenti