top of page

Vem aí a 2ª Caminhada e Corrida Inclusiva de Cotia


O evento acontecerá no dia 16 de abril, domingo, às 10h, no Parque Teresa Maia.


Visibilidade, respeito e equidade. Essas são as palavras de ordem da 2ª Caminhada e Corrida Inclusiva de Cotia, organizada pelo Instituto AME, ONG que acolhe mães de crianças com necessidades especiais em Cotia e região, e pela Clínica Vivere, centro especializado em promover qualidade de vida para crianças e adolescentes que apresentam algum transtorno de desenvolvimento.

Dando continuidade ao sucesso da sua 1ª edição, que aconteceu em abril de 2022 e reuniu mais de 200 participantes, além de 30 empresas que apoiaram a sua organização e marcaram presença neste acontecimento, a 2ª Caminhada e Corrida Inclusiva agora faz parte do calendário oficial da cidade, com apoio da Prefeitura de Cotia e do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência. São esperados mais de 500 participantes nesta edição, entre famílias atípicas (que possuem algum integrante com deficiência), simpatizantes, voluntários, atletas para a modalidade corrida virtual e empresas parceiras, todos unidos em prol da missão de abrir fronteiras para a valorização e inclusão de PCDs.

A ideia do evento surgiu da parceria entre as organizadoras Luciane Bomfim, do Instituto AME, e da Dra. Alessandra Russo, da Clínica Vivere, ao enxergar que a prática de esportes pode representar muito mais que saúde, principalmente para pessoas com alguma deficiência. É uma oportunidade também de sociabilização, além de reforçar a percepção da sociedade de que, mesmo com alguma deficiência, possuem inúmeras potencialidades e existe a confiança em seu desenvolvimento!

Como destaque do evento, a organização criou um time de embaixadores, composto por pessoas com deficiência e mães atípicas, que possuem filhos com alguma deficiência, terão o papel de representar todas as mães que o evento celebrará na Caminhada Inclusiva. Quando uma família é composta por uma criança PCD, são necessárias diversas adaptações na rotina para acolhê-la da melhor forma, e a mãe geralmente é a pessoa que mais modifica sua vida nesse processo. Apoiá-la e valorizá-la deve ser uma prioridade.

As mães atendidas pela ONG receberão um kit especial, com camisetas para ela e para a criança com deficiência, água, snacks e outros brindes. O evento terá dinâmicas de recreação para as crianças, distribuição de frutas aos participantes, cobertura fotográfica, entre outras ativações. Além da tradicional Caminhada, essa edição contará com a corrida de 3km e 5km na modalidade virtual! As inscrições já começaram pelo site www.iameong.com.br; desta forma, qualquer pessoa que deseje poderá participar.

Sempre realizada em abril, por ser o mês em que comemora-se uma série de datas importantes, que reforçam a visibilidade para crianças e adolescentes com alguma deficiência (Dia Mundial de Conscientização do Autismo, Dia Nacional do Braille, Dia Nacional da Educação do Surdo, Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais e Dia Internacional do Cão Guia), nesse ano a 2ª Caminhada Inclusiva de Cotia acontecerá no domingo, dia 16 de abril de 2022, às 10h, no Parque Teresa Maia.

Contando com o apoio da Prefeitura de Cotia e das empresas True, CES Rio Branco, Rodas do Brincar, Soul Herói, Verup, Abrahipe, Divas que Correm Cotia, Contexto Produção Cultural e a ONG Autismo na Ponta do Pé, a organização do evento segue em busca de patrocinadores que queiram caminhar em prol da inclusão! Existem diversas maneiras das empresas de Cotia e região se engajarem com o evento. Foram criadas cotas de patrocínios com contrapartidas de exposição para as marcas das empresas participantes.

Para ser um patrocinador da 2a Caminhada e Corrida Inclusiva de Cotia, você pode inscrever sua empresa, através do email: caminhadainclusivacotia@gmail.com ou mandar uma mensagem para 11 96610-8060. Se desejar ajudar diretamente a organização, pode fazer um PIX com a chave doe@iameong.com.br.

Organizadores: Instituto AME e Clínica Vivere.

Pessoa física também poderá contribuir para isso pode se inscrever na Corrida Virtual ou adquirir a camiseta para participar da Caminhada através do site www.iameong.com.br

Sobre o Instituto AME:

Sob liderança de Luciane Bomfim, o Instituto de Apoio às Mães de Especiais (IAME) oferece apoio emocional e psicológico às famílias que possuem uma criança PCD, com foco em acolher as mães, proporcionando o direcionamento para que desempenhem de forma equilibrada e positiva todos os seus papéis e, com isso, se conscientizem sobre suas potencialidades e direitos. Serviços prestados: tratamento psicológico, orientação jurídica, terapias holísticas, empreendedorismo materno, conexão entre as mães e eventos inclusivos.

Email de contato: institutoame9@gmail.com

Telefone: (11) 96610-8060

Créditos: Divulgação do site.

Sobre a Clínica Vivere:

A Clínica Vivere, situada na Vila Santo Antônio, em Cotia SP, tem a missão de promover qualidade de vida para crianças e adolescentes com transtornos de desenvolvimento, utilizando práticas clínicas centradas nas melhores evidências científicas disponíveis e nos valores do paciente e de sua família. Alguns dos serviços oferecidos na clínica são: Neuropediatria, Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia, Fisioterapia, Musicoterapia, entre outros.

Email de contato: contato@vivereclinica.com

Telefone: (11) 4702-5772 ou (11) 99129-6161

Créditos: Divulgação do site.

Sobre o Parque Teresa Maia:

O Parque Teresa Maia é um excelente local para praticar atividades físicas e passear com as crianças, tendo contato com a natureza. É considerado um dos cartões postais da Granja Viana. Inaugurado em 2008, pela Prefeitura de Cotia, teve seu projeto desenvolvido por Luis Gustavo Napolitano, José Roberto Baraúna e pelo engenheiro agrônomo Gianpaolo Massa, com apoio da AETEC. O projeto transformou uma grande área, antes dregradada (um lixão) e deu forma a um antigo sonho de uma ilustre moradora da região, Teresa Maia.

Créditos: Divulgação do site.


129 visualizações

Comments


bottom of page