top of page

Vem aí a Festa da Congada de São Benedito de Cotia

Show com Samprazer encerrará a programação

 

Nos dias 11 e 12 de maio acontecerá a tradicional Festa da Congada de São Benedito de Cotia, a Festa da Abolição, que, neste ano, chega à 73ª edição no bairro Vila São Joaquim. A Congada de São Benedito de Cotia é patrimônio cultural imaterial de Cotia e do Estado de São Paulo e, todo ano, recebe congadas de diversas partes do estado que se juntam à celebração da Lei Áurea, a lei de libertação dos escravos. Neste ano, o grupo Samprazer fará o encerramento da programação, no domingo (12/05), a partir das 21h.

 

Artistas locais, como: Guaçatom, Val da Bahia, Inimar dos Reis, Damyen MC, entre outros [ veja programação completa abaixo]. Estão confirmadas as Congadas de Mogi das Cruzes, Taubaté, Tremembé, Pindamonhangaba, Maracatu, Cia Cara Caxa e Macambos de Raiz Nagô. Como já é tradição, a programação da festa da Congada de São Benedito de Cotia terá sessão solene na Câmara, Cortejo do Busto da Princesa Isabel, Roda de Capoeira, terço na casa do festeiro por intenção das almas dos escravos, além das apresentações da Congadas convidadas.

 

“A Congada de São Benedito é uma manifestação cultural que nos enche de orgulho, que representa resistência e cultura. Parabéns a todos os envolvidos com esta festa cultural que leva o nome de Cotia para diversas partes do nosso estado”, disse o prefeito Rogério Franco. A festa é realizada pela Congada de São Benedito de Cotia com o apoio da Prefeitura de Cotia, por meio da Secretaria de Cultura e Lazer.

Sobre a Congada de São Benedito de Cotia

Oficializada em junho de 1951, a Congada de São Benedito, foi trazida para Cotia pelas mãos e talento de Benedito Pereira de Castro, ou apenas, Seu Dito da Congada. Ele nasceu em São Luiz do Paraitinga, no Vale do Paraíba, em São Paulo, e foi lá que sua mãe deu origem à Congada da região em celebração à assinatura da Lei Áurea, em 1888, pela Princesa Isabel, que garantiu a liberdade dos escravos. Mudou-se para Cotia ainda na adolescência e teve a ajuda do pai e dos irmãos para fundar a Congada no município. Seu Dito faleceu em 2016 e, desde então, a família Castro e amigos realizam a celebração na semana de 13 de maio na sede, que fica na Vila São Joaquim. Todo ano, congos de diversas partes do Estado de São Paulo participam da festa em Cotia. A Lei 17.619/2023, de autoria da deputada Leci Brandão, declara a Congada de São Benedito de Cotia como Patrimônio Cultural e Imaterial do Estado de São Paulo. Esta importante manifestação cultural já é Patrimônio Cultural e Imaterial de Cotia desde 2014 (Lei Municipal 1.823/2014).

  

Serviço

73ª Festa da Congada de São Benedito de Cotia

Sede da Congada de São Benedito de Cotia: Rua Padre José Ferreira de Seixas, 146 – Vila São Joaquim

 

Dia 11 de maio de 2024 – sábado

Programação cultural na sede da Congada

·  14h: Grupo Guaçatom

·  15h: Val da Bahia

·  16h: Karen Santos

·  17h: Inimar dos Reis

·  20h: Mano Kimba | Damyen MC | Dih Happy

·  21h: Amanda Negrasim


Abertura da Congada

·   17h: Chegada da Congada de Mogi das Cruzes

·  18h: Sessão Solene na Câmara Municipal de Cotia (Rua Batista Cepelos, 91, centro) seguida do Cortejo do Busto da Princesa Isabel até o local da festa, na Vila São Joaquim

·  19h: Roda de Capoeira

·   19h30: Running – Corrida Pelas Tradições

·   20h30: Terço na cada do festeiro por intenção das almas dos escravos

·   22h: Show Regional

·   23h: Forró na Sede da Congada

 

Dia 12 de maio de 2024 - domingo

·  9h: Chegada das Congadas de Taubaté, Tremembé, Pindamonhangaba, Maracatu, Cia Caracaxá e Macambos de Raiz Nagô

·  11h: Missa em intenção das almas dos escravos na sede da Congada

· 15h: Encontro das Bandeiras seguido da representação da Lei Áurea, assinada pela Princesa Isabel

·  16h30: Procissão dos Santos Patronos acompanhada pelas Congadas

·   20h: Apresentação da Cia Baru de Expressões artísticas Instituto Gira Sol

·   21h: Show de encerramento com o Grupo Samprazer


Fotos: Juliano Barbosa

Comments


bottom of page