VGP: Após perseguição, PM localiza simulacro de pistola com garupa de moto


Um motociclista relatou ter sido vítima de tentativa de roubo, momentos antes, por três motocicletas, cada uma com dois ocupantes.


Em patrulhamento pela Rodovia Raposo Tavares, na altura do retorno do km 42, em Vargem Grande Paulista, policiais militares avistaram três motocicletas em alta velocidade, cada uma com dois ocupantes. Duas dessas motocicletas eram Hondas CG 160 pretas, e estavam sem placa de identificação, o que chamou a atenção dos policiais, razão pela qual decidiram abordá-las.

Foram emitidos sinais sonoros e luminosos de parada, na tentativa de abordagem, os quais foram desobedecidos, iniciando-se assim uma perseguição.

Em determinado momento, os indivíduos ocupantes da Yamaha entraram na Rua dos Jornalistas, rua sem saída, e foram abordados. Durante a busca pessoal foi localizada na cintura do garupa, um simulacro de pistola. Durante a perseguição, as outras duas motocicletas conseguiram fugir.


Neste momento, chegou no local um homem de 34 anos e relatou que momentos antes, três motocicletas, cada qual com dois ocupantes, haviam tentado roubar sua motocicleta. Ele apontou a motocicleta abordada – uma Yamaha vermelha – como sendo uma das envolvidas.


Questionados sobre o roubo, o condutor confessou informalmente que tinham tentado roubar a motocicleta do homem, pois iriam tirar as peças para montar outra motocicleta. Os dois abordados disseram que eram menores, ambos de 17 anos, porém apenas o condutor portava documento e não era habilitado.

Diante disso, foi dada voz de apreensão aos adolescentes, e devido receio de fuga e preservação da integridade física da equipe e dos indivíduos, os dois foram algemados e conduzidos ao DP de Cotia, onde a Autoridade Policial de plantão ratificou a apreensão dos indivíduos, que permaneceram à disposição da Justiça.

A Autoridade Policial determinou o encaminhamento dos adolescentes ao representante do Ministério Público, juntamente com cópia do auto de apreensão ou boletim de ocorrência, tendo em vista tratar-se de prática de crime envolvendo grave ameaça, além da repercussão social.


O caso foi registrado em boletim de ocorrência de natureza "Ato Infracional - L 9.503/97 - Código de Trânsito Brasileiro - Dirigir sem Permissão ou Habilitação (Art. 309) Crime Tentado e Ato Infracional - Código Penal - Roubo (art. 157) - Veículo há concurso de duas ou mais pessoas (art. 157,§ 2º, II)".


A moto foi apreendida.

Atendeu a ocorrência a equipe do Pelotão D da 4ª Cia, viatura M-33404, Sd Francine e Sd Matheus, com apoio do CGP4, Sgto. Nunes, Sd Gonçalves e Sd Viotto; RPM 4, Cb Mendes e Sd Leonardo; viatura M-33412, Sd Pollyana e Sd Arthur; e M-33413, Sd Vieira e Sd De Oliveira..




185 visualizações