top of page

VGP: PM apoia Policial Civil no Tijuco Preto e apreende ladrão de moto

Atualizado: 14 de jun. de 2023


Dupla roubava motociclista quando foi flagrada por investigador de polícia


Fau Barbosa

Eram 07h40 da manhã desta terça-feira, 13, quando um investigador da Polícia Civil trafegava pela Estrada Ribeirão das Lages, em Vargem Grande Paulista e se deparou com dois indivíduos em uma motocicleta.


Os dois haviam rendido uma vítima e a obrigado a descer de sua moto, que foi roubada pelos indivíduos. O investigador neste instante, resolveu intervir, se identificou como policial e após se certificar que a vítima estava bem, saiu atrás dos assaltantes. Em dado momento ele conseguiu alcançar os indivíduos, efetuou disparos para o alto, ordenando que parassem, o que foi obedecido. Porém os dois abandonaram as motocicletas que conduziam e fugiram a pé pelo matagal, indo cada um para um lado e não sendo possível detê-los naquele momento.


O investigador permaneceu observando o rumo que os indivíduos estavam tomando enquanto solicitava reforço, acionando o Copom da Polícia Militar. Policiais Militares da 4ª Cia junto com a equipe do CFP fizeram o cerco saindo no encalço dos indivíduos, na direção indicada pelo investigador.


Nesse instante, o policial militar viu um indivíduo com as mesmas características apontadas, caminhando pela rua, ainda na proximidades do local dos fatos. Como ele demonstrou visível nervosismo, foi abordado e acabou confessando ter participado do roubo na companhia de um amigo.

Foram realizadas diligências pelas imediações, contudo, não foi possível localizar e identificar o segundo indivíduo envolvido no roubo.


O Roubo

A vítima, de 45 anos, contou que estava a caminho de seu trabalho, pilotando sua motocicleta CB/Twister 250 prata, quando em dado momento notou a aproximação de outra motocicleta.

Em um primeiro momento, a vítima achou que era algum colega de trabalho, mas na sequência o garupa dessa motocicleta, uma Honda/CG 125 Titan preta, mostrou uma arma de fogo e anunciou o roubo, ordenando que encostasse, o que foi obedecido.

Após descer de sua moto, os indivíduos passaram a gritar, ordenando que tirasse o capacete, pois era policial, tendo respondido que não era policial, Com muita dificuldade devido ao nervosismo, a vítima conseguiu tirar o capacete e a touca e então um dos indivíduos mandou que entregasse para ele suas luvas e seu capacete, bem como o alarme. O ladrão ainda tentou levar seu relógio, mas como não conseguiu tirar, ele desistiu pegou a motocicleta, e deixou o local em companhia do comparsa.


Foi quando parou um veículo, cujo motorista se identificou como policial civil, perguntou se estava bem e diante de sua afirmativa, saiu atrás dos criminosos. Poucos minutos depois a vítima soube que sua motocicleta e seus pertences haviam sido recuperados e um dos indivíduos detido.


A vítima foi encaminhada ao DP de Vargem Grande Paulista, onde também foi apresentado pela Polícia Militar o adolescente de 16 anos que participou do roubo.


A Autoridade Policial, Dra. Francini Imene Dias Ibrahin, após tomar conhecimento dos fatos, determinou a apreensão do menor nos moldes no previsto no art. 173 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), determinando o registro de boletim de ocorrência de natureza "Ato Infracional - Roubo (art. 157) - Veículo § 2º, II - há concurso de duas ou mais pessoas e Receptação (art. 180) - Veículo" , determinando por fim o encaminhamento do adolescente ao representante do Ministério Público (art. 175 do ECA).


A moto roubada (CB Twister) foi devolvida à vítima, após ser deixada pelos ladrões com uma placa fria que não correspondia à da motocicleta. A outra moto (Honda/CG), usada no roubo e também abandonada no local, e cujas placas também não conferiam, apresentava numeração de chassis adulterada, e ao consultá-la os policiais souberam que ela havia sido roubada no município de Mairinque/SP. A moto foi apreendida.

Atendeu a ocorrência a viatura M-33445 da Polícia Militar, Sgto James e Cb Viana, com apoio das viaturas M-33005, M-33407, M-33440, M-33405 e M-33450; do ABS-18205 do Corpo de Bombeiros, do helicóptero Águia 11 e da GCM.

577 visualizações

Comments


bottom of page