top of page

West Side Gallery é inaugurada em Itapevi com curadoria do artista Sipros e alguns dos maiores nomes do grafite nacional e internacional

Espaço é uma das maiores galerias de arte urbana do Brasil e em metros é quatro vezes maior que o Beco do Batman na capital.

 

No último sábado (29), a Prefeitura celebrou a inauguração da nova West Side Gallery, situada no coração da cidade, no Corredor Oeste, sob a curadoria do renomado artista Sipros. Com 630 metros lineares e 3.784 metros quadrados, essa galeria urbana é uma das maiores do Brasil, quase quatro vezes maior que o famoso Beco do Batman, na Vila Madalena, em São Paulo.

A galeria conta com obras de artistas de renome nacional e internacional, incluindo Crânio, Binho, Cripta Djan, Mari Monteiro, Onesto e Tuka. Ao todo, 25 artistas foram convidados para pintar a galeria, dos quais 13 são moradores do município.


Artistas internacionais como Koka (México) e Rosk (Itália) também participaram do projeto, trazendo uma diversidade de estilos e culturas.

A inauguração foi marcada pelo 2º Trap Fest Itapevi 2024, que atraiu um grande público com apresentações de artistas de trap, atividades para crianças e uma praça de alimentação com food trucks. Entre os artistas que se apresentaram estavam All Prata, 19 Priv, F*land, Lud1, Mano Alex, Nicolazx, Real Mathe, Cedega Records, Buthi, Dj Mc, Luluhzão, RCP, Hounds Label, Iambarreto, Sagal, SSNTSX, Saéd, Lux, Kay2k, Soliboy, Reis e Duneves.


"Itapevi ficou ainda mais bonita e colorida. A arte urbana é fundamental não apenas para o embelezamento, mas porque revitaliza o visual da nossa cidade, garantindo mais dignidade e opções de lazer para a população," avaliou o prefeito Igor Soares (Podemos).

Revitalização do Espaço

A revitalização da área acontece cinco anos após a entrega da primeira West Side Gallery, ocorrida em agosto de 2019. Anteriormente, a área era deteriorada. A iniciativa teve custo zero para a Prefeitura, com a empresa Menumídia vencendo o chamamento público e oferecendo suporte aos grafites.


Sobre a West Side Gallery

Os artistas Apuros, Área Brasil, Área Perna, Binho, Brisados, Crânio, Cripta Djan, Goy, Koka, Mari Monteiro, Mazé, Obarbosa, Onesto, Oxil, Projeto Grafitar, Rosk, Serjão Santa Tinta, Sipros, Snak12, Spice Cris, Tchonys Gueto, Godoy, Tio Trampo, Tioch e Tuka dedicaram semanas aos seus desenhos, transformando o espaço em uma vibrante exibição de arte urbana.

 

De Onde Veio a Inspiração

A inspiração para a West Side Gallery veio da capital da Alemanha, Berlim, onde a East Side Gallery revitalizou uma área deteriorada, transformando-se em um ponto turístico icônico.


Histórico das Fases da West Side Gallery

Em julho de 2020, a Prefeitura promoveu a segunda fase do festival de grafite, com a participação de 17 artistas de Itapevi e da Grande São Paulo. O evento ocorreu no trecho entre o Skate Park e a parada de ônibus, próximo à estação de trem da CPTM Itapevi, com o lema "Girl Power" (Poder Feminino), colorindo mais de 1,2 mil m² do muro da CPTM no Corredor Oeste.


Em 2022, a produção de grafites da West Side Gallery Fase III resultou na pintura de um total de 164 metros lineares de arte (238 m²), realizada por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura Aldir Blanc. A grafitagem aconteceu no muro da estação de trem da CPTM Engenheiro Cardoso, cedido pela concessionária Via Mobilidade.


Somando as fases I e II, Itapevi ganhou 5.312 m² de pintura de grafite, tornando-se um dos maiores corredores de arte urbana da região metropolitana do estado de São Paulo e do Brasil. Cerca de 30 artistas participaram do projeto, contribuindo significativamente para a valorização cultural e estética da cidade.

 

Foto: Guilherme Garrotti - PMI

Comments


bottom of page