Cotia: Prefeitura encerra atividades de asilo clandestino


Alguns idosos que viviam no local foram encaminhados a uma ILPI, outros encaminhados à unidades de saúde ou retirados por familiares

Na tarde desta quinta-feira (6/01), a Prefeitura de Cotia, com o apoio de equipes das Secretarias de Saúde, Desenvolvimento Social, Vigilância Sanitária, e da Guarda Civil Municipal, fez a retirada dos 25 idosos encontrados em um asilo clandestino que funcionava em uma residência no Condomínio Colonial Village, em Caucaia do Alto.

Toda a ação foi acompanhada pelo Conselho Municipal dos Direitos do Idoso (CMDI).

Seis (6) idosos que viviam no local foram encaminhados para uma Instituição de Longa Permanência de Idosos (ILPI) credenciada com a Prefeitura, 12 foram retirados por familiares e sete precisaram de atendimento médico e foram enviados para unidades de saúde da rede municipal. Destes, um foi removido para a rede hospitalar estadual, dois tiveram alta e foram retirados por familiares e três permanecem no Pronto Atendimento de Caucaia do Alto.

Toda a mobilização para remoção dos idosos começou depois que uma idosa (que seria a 26ª que vivia ali) foi levada para o Pronto Atendimento (PA) de Caucaia do Alto, no dia 4/01, já em óbito. Diante da situação, a coordenação do PA acionou a GCM, que esteve no asilo clandestino, mas, por se tratar de um condomínio residencial, foi impedida de entrar. A polícia foi acionada, bem como o Desenvolvimento Social e o Ministério Público, que pediu à Justiça uma ordem judicial de busca e apreensão no local, que foi deferida no dia 5/01.

A ordem judicial foi cumprida ainda pela manhã e, na residência, foram encontrados os 25 idosos em situação bastante precária, vivendo em meio a muita sujeira, alguns deles com feridas pelo corpo, sem roupa, configurando completo sinal de maus-tratos. Os dois responsáveis pela clínica foram presos em flagrante.


Leia AQUI a matéria completa publicada pelo Portal Viva.

Equipes das Secretarias de Saúde e Desenvolvimento Social assumiram os cuidados com os idosos, avaliando e fazendo a remoção dos que precisaram de atendimento hospitalar. A partir daí, foi dado início ao trabalho de tentar localizar contato de familiares para inserir os idosos às famílias. Eles foram alimentados, tomaram banho e trocaram de roupa, sendo assistidos pela equipe da saúde durante toda a noite, madrugada e até deixarem o local.

Imagens: Secom Cotia


141 visualizações