top of page

GCM de Cotia: Comissão se reúne com a Prefeitura e faz algumas reivindicações

Tragédia ocorrida na base da Guarda Civil há nove dias trouxe problemas à tona


Fau Barbosa

Na manhã desta sexta-feira, 16, um grupo de guardas civis se reuniu no estacionamento em frente à Prefeitura. Vestidos de preto, eles queriam chamar a atenção do prefeito de Cotia, Rogério Franco em busca de uma solução para os problemas que a corporação vem enfrentando.


Momentos antes, uma comissão eleita esteve reunida na sede da Guarda Civil, na Granja Viana, para definir a pauta de reivindicações. Em seguida, a pauta foi levada à Prefeitura, que aceitou receber os guardas.

Guardas Civis se reuniram em frente à Prefeitura aguardando a reunião


A reportagem do Portal Viva esteve presente no local durante toda a manhã e ouviu os pedidos e preocupações dos Guardas Civis, após a tragédia que se abateu sobre a corporação. O subsecretário da pasta, que também é guarda civil, esteve presente e ouviu as reivindicações dos colegas.


Reivindicações

A reportagem foi impedida de acompanhar a reunião, porém, segundo os Guardas, ela foi proveitosa e tranquila.


As principais reivindicações levadas ao prefeito foram:

  • Troca de todos no Comando (Secretário, subsecretário, comandante e subcomandante).

  • Dois psicólogos à disposição dos guardas no quartel

  • Adequação do Plano de Carreira - que já resolveria muitos dos problemas


Também foi colocado em pauta a aposentadoria especial dos guardas.


Segundo o porta-voz da comissão, "foi pedida a mudança de todos, de cima para baixo. Foi unânime", disse ao Portal Viva. "Nós pedimos ao secretário de gabinete que olhasse com carinho, no rosto de cada um dos guardas ali presentes, o semblante de cada um, o semblante de tristeza e de revolta com tudo o que aconteceu, e que levasse ao prefeito as reivindicações. Ele nos garantiu que o documento chegaria nas mãos dele ainda hoje. Ele iria avaliar e assim que tivesse a resposta entraria em contato", relatou.


No final da reunião, todos os guardas presentes apertaram as mãos e se abraçaram, mostrando que a Guarda Civil de Cotia está unida.


Saída do Secretário

Poucas horas após a reunião, o Secretário de Segurança postou em suas redes sociais que havia pedido exoneração do cargo (leia aqui).

Tentamos contato com o prefeito Rogério Franco para saber se ele já tem um substituto para a pasta, mas até o final da reportagem ele não havia respondido.


Fotos: Fau Barbosa


Saiba mais:



500 visualizações
bottom of page