OAB Cotia se manifesta a favor da Liberdade de Imprensa


A entidade repudiou qualquer tentativa de intimidação aos jornalistas, após ameaça feita pelo presidente da Câmara de Vereadores, Vereador Celso Itiki

A OAB Cotia emitiu nesta quarta-feira, 29, uma nota oficial de apoio à Liberdade de Imprensa e repudiou qualquer tentativa de intimidação aos jornalistas.

O documento atende ao Manifesto subscrito por 23 veículos de imprensa e três jornalistas na última semana, após o presidente da Câmara Municipal, vereador Celso Itiki ter ameaçado a imprensa de processo, insinuando que os jornalistas teriam produzido "fake news" ao publicar o projeto inicial da taxa do lixo.


Na nota, a OAB destaca que "A Liberdade de Imprensa foi uma das maiores conquistas da redemocratização brasileira, razão pela qual seus princípios são irrenunciáveis e invioláveis enquanto exercido o pleno estado democrático de direito. É a essência de uma sociedade livre e democrática".

A entidade destacou ainda o papel fundamental da imprensa para a sociedade civil, garantindo ao cidadão o direito à informação e estimulando o pensamento crítico.


Assinam a nota a Presidente Mariana Arteiro Gargiulo, o Vice-presidente Francisco Salomão Junior, a Secretária-geral Sandra Cristina de Mello Cardia, e o Tesoureiro Thiago Nunes da Silva.


Saiba mais:

Vereador ameaça imprensa regional de processo chamando notícias de fale news

Veículos de Imprensa repudiam ameaça do Presidente da Câmara de Cotia

Após manifesto, imprensa comparece em sessão da Câmara de Cotia


84 visualizações