Oi, pessoal. Estou com uma dúvida que vem me acompanhando há um tempo. Eu ouço falar bastante sobre sistemas CRM e ERP, principalmente quando o assunto é organização de empresas ou automação de processos internos. No entanto, confesso que ainda não entendi bem qual é a real diferença entre um e outro. Eles parecem ter funções parecidas, tipo organizar informações, melhorar produtividade e tal… Mas aí eu fico confuso: será que um substitui o outro? Eles são usados juntos? Em que tipo de situação vale mais a pena usar um CRM ou um ERP? Se alguém puder me dar uma explicação mais clara e prática, com exemplos se possível, eu agradeço demais.
top of page
Para ver como funciona, vá para o seu site online.
CRM e ERP: você pode me explicar melhor a diferença entre eles?
CRM e ERP: você pode me explicar melhor a diferença entre eles?
2 comentários
Curtir
2 comentários
Não é mais possível comentar esta publicação. Contate o proprietário do site para mais informações.
bottom of page
Então, entendo totalmente sua dúvida. Quando comecei a trabalhar na área administrativa, também achava que CRM e ERP eram basicamente a mesma coisa com nomes diferentes. Mas com o tempo, fui percebendo que, apesar de parecerem semelhantes, eles têm propósitos bem distintos. O CRM é mais voltado para a área de relacionamento com o cliente. Ele serve para acompanhar interações, registrar histórico de atendimentos, organizar oportunidades de vendas, enfim… tudo que ajuda a empresa a entender melhor o comportamento do cliente e manter um contato mais eficaz. Já o ERP é mais robusto nesse sentido de operações internas. Ele integra setores como finanças, estoque, RH, compras, produção, e por aí vai. Então, se você pensar em uma empresa com várias áreas que precisam se comunicar de forma fluida, o ERP entra justamente para unificar isso tudo em um só sistema. Muitas empresas usam os dois juntos, inclusive, cada um cumprindo seu papel. Existe um bom artigo https://www.tribunadointerior.com.br/cotidiano/diferencas-entre-crm-e-erp-qual-sua-empresa-realmente-precisa/ sobre este tema, tente descobrir por si próprio