Agosto Lilás: Cotia promove palestras sobre stalking, ameaças e violência psicológica
- Fau Barbosa
- 6 de ago. de 2025
- 2 min de leitura
Atualizado: 8 de ago. de 2025

Exposição no local destaca músicas que fazem apologia à violência, ao machismo e à objetificação da mulher — conteúdos que precisam ser questionados e debatidos; confira a programação
Em alusão à campanha Agosto Lilás, dedicada ao combate à violência doméstica e familiar contra a mulher, a Prefeitura de Cotia promove no dia 11 de agosto de 2025 um evento com palestras e uma exposição especial. O tema central é “Mulheres protegidas, sociedade fortalecida”, com foco em questões como stalking, ameaças e violência psicológica.
O evento é gratuito e acontecerá no auditório da Prefeitura de Cotia (Av. Prof. Manoel José Pedroso, 1347 – Jardim Nomura), das 13h às 19h.
Exposição
A exposição “Mulher: sua trajetória de décadas contadas através das músicas”, sob curadoria de Lena Miramontes, estará aberta no saguão da Prefeitura. O acervo reúne letras de músicas antigas e atuais que reproduzem conteúdos violentos, machistas e objetificantes, provocando reflexão sobre a influência desses discursos na cultura e na sociedade.
Letras da década de 30, como ‘Mulher indigesta’, de Noel Rosa, que diz ‘mais que mulher indigesta, indigesta! Merece um tijolo na testa’, e letras que dizem ‘toda roxa de hematoma cada dia que passa ele é mais cruel. Apanha e aceita calada, só pra manter sua pose de Fiel’, de MC Nem, de 2018, estarão na mostra que será um convite à reflexão sobre o que estamos ouvindo, repetindo e normalizando ao longo de décadas.
“Não é sobre censura, é sobre consciência, porque para mudar a realidade, também precisamos mudar o tom”, disse Solange Aroeira, titular da Secretária Municipal da Mulher.

Confira a programação completa:
13h: Abertura Oficial
14h: Falas das autoridades
14h30: Solange Aroeira – Secretária Municipal da Mulher
14h40: Gleides Sodré – Chefe de Gabinete da Cidade de Cotia e Presidenta da AMT Ação da Mulher Trabalhista
14h50: Isabel Casaçola Mendes – Subcomandante da Guarda Civil Municipal de Cotia
15h: Priscila Camargo – Secretária de Segurança e Mobilidade Urbana de Itapevi
15h10: Lena Miramontes – Presidente do Conselho da Mulher – Contextualização dos 19 anos da Lei Maria da Penha
15h15: Palestra Magna com Sueli Amoedo – “Tempo de Despertar: O Homem que Escolhe Não Ferir”
16h05: Maria de Lourdes – Guardiã Maria da Penha / Projeto Botão do Pânico
16h15: Rosângela Oliveira – Coordenadora da Casa de Passagem (parceria do Consórcio CIOESTE)
16h30 às 17h15: Coffee Break
17h30: Mônica R. Gamboa – Delegada Titular de Cotia – “Aliciamento por jogos, crime de ameaça, crime digital, legislação e stalking”
18h10: Michel Spiero – “Quando o Amor Adoece e Vira Ameaça – Violência Psicológica, Stalking e a Urgência de Proteção”
18h50 às 19h: Encerramento Oficial
O evento busca informar, conscientizar e fortalecer a rede de atendimento às mulheres vítimas de violência, além de incentivar a denúncia e o engajamento da sociedade na causa.



Comentários