Ação “Antena Salva Vidas” distribui centenas de corta-pipas em Cotia após morte de motociclista
- Da Redação
- há 4 horas
- 2 min de leitura

Fatalidade que vitimou o cotiano Fábio Chan em Santos motivou a campanha, que instalou mais de 500 antenas e reforçou o alerta contra o uso de cerol e linha chilena
Nesta quarta-feira (15/10), Cotia foi palco de uma importante ação de conscientização pela segurança dos motociclistas, motivada por uma tragédia recente. Amigos e familiares do cotiano Fábio Chan, que perdeu a vida em setembro na cidade de Santos (SP) após ser atingido por uma linha de pipa com cerol, organizaram a Campanha de Conscientização – Antena Salva Vidas.


A mobilização teve o apoio do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran) e contou com dois pontos de ação: pela manhã, na Praça da Matriz, no centro, e à tarde, em frente à Prefeitura de Cotia.

Durante o evento, foram distribuídas e instaladas gratuitamente mais de 500 antenas corta-pipa em motocicletas que passavam pelos locais. “A antena corta-pipa é essencial para proteger o motociclista de linhas com cerol ou chilenas, que podem causar ferimentos graves e até mortes”, destacou o Demutran.

De acordo com o órgão, a iniciativa reforça o trabalho educativo realizado pela Secretaria de Transportes e Mobilidade (Setram), que mantém campanhas permanentes sobre educação no trânsito e prevenção de acidentes.
Nos últimos 12 meses, Cotia não registrou nenhum acidente com motociclistas causado por linha de pipa — um resultado atribuído às ações contínuas de orientação e fiscalização. Somente em 2025, já foram mais de mil antenas corta-pipas distribuídas durante blitzes educativas promovidas pela Prefeitura.

A campanha em homenagem a Fábio Chan emocionou quem participou e renovou o alerta para um problema recorrente em diversas cidades do país: o uso de cerol e linha chilena, materiais ilegais e extremamente perigosos, que continuam fazendo vítimas.