top of page

Barueri: Obras da nova Ponte Guilherme de Almeida avançam e mudam o cenário urbano e viário da região

Barueri: Obras da nova Ponte Guilherme de Almeida avançam e mudam o cenário urbano e viário da região
Projeto da CCR ViaOeste terá o segundo maior vão em balanço sucessivo da América Latina em área urbana e promete transformar a mobilidade na região (Divulgação: CCR ViaOeste)

As obras das novas pontes paralelas à Ponte Guilherme de Almeida, em Barueri, estão mudando o cenário urbano e viário da região. Parte da implantação das novas pistas marginais da Rodovia Castello Branco (SP-280), o projeto é conduzido pela equipe de engenharia da CCR ViaOeste e já é considerado um dos marcos mais importantes da infraestrutura nacional.


A obra é destaque por incluir o segundo maior vão em balanço sucessivo da América Latina em perímetro urbano, com impressionantes 170 metros de extensão e 40 metros de altura. Essa configuração não apenas reafirma a capacidade técnica da CCR Rodovias, mas também demonstra o impacto positivo do Programa de Concessões em oferecer soluções modernas e eficazes para a mobilidade em São Paulo.


Obras em ritmo acelerado

Atualmente, as obras seguem em ritmo intenso, com frentes simultâneas de trabalho:

  • Armação, forma e concretagem das aduelas dos quatro apoios principais, com consumo médio de 340 m³ de concreto por dia;

  • Execução dos “tramos em grelha” da ponte oeste, com lançamento de pré-lajes e concretagem das lajes.

“A construção da Ponte Guilherme de Almeida é um exemplo de superação técnica e trabalho em equipe. Cada etapa reflete nosso compromisso com uma infraestrutura de alta qualidade que vai transformar a mobilidade regional e deixar um legado para a sociedade”, disse Felipe Lellis, gerente executivo de Engenharia da CCR ViaOeste

Números que impressionam

  • Ponte Leste: 700 metros de comprimento, 32 metros de altura máxima, 65% da obra executada e 43% do balanço finalizado (30 de 71 aduelas concretadas – 139 metros).

  • Ponte Oeste: 67% da obra executada, com 59% do balanço realizado (45 de 71 aduelas – 248 metros).

  • Materiais: 27.400 m³ de concreto, 6.360 toneladas de aço, 4 gruas de 45 metros de altura, 190 profissionais envolvidos.

Barueri: Obras da nova Ponte Guilherme de Almeida avançam e mudam o cenário urbano e viário da região

Inovação e sustentabilidade na prática

A ponte terá variação de largura — entre 17,60 m e 22,40 m — abrigando três faixas de rolamento e acostamento. A iluminação será 100% em LED, reforçando o compromisso com a sustentabilidade.


Outros destaques:

  • Defensas metálicas

  • Sinalização completa (horizontal e vertical)

  • Barreiras de concreto

  • Câmeras com inteligência artificial

  • Telas antiofuscantes

Barueri: Obras da nova Ponte Guilherme de Almeida avançam e mudam o cenário urbano e viário da região

Benefícios diretos para a mobilidade em Barueri e região

Com a conclusão das obras, haverá separação entre os fluxos de curta e longa distância, promovendo maior fluidez no tráfego e facilitando o acesso às marginais nos trevos do km 23 e km 26 da Rodovia Castello Branco.


A medida vai proporcionar:

  • Mais segurança;

  • Agilidade nos deslocamentos;

  • Redução de congestionamentos;

  • Conforto para motoristas que trafegam entre São Paulo e o interior.

Barueri: Obras da nova Ponte Guilherme de Almeida avançam e mudam o cenário urbano e viário da região

Legado para o futuro

A construção das pontes sobre o Rio Tietê vai além de sua grandiosidade estrutural. Além do impacto imediato na mobilidade, a construção da nova Ponte Guilherme de Almeida inspira orgulho na engenharia brasileira. Sua grandiosidade tem despertado também o interesse de estudantes, profissionais e empresas do setor da construção civil. Ao longo da execução, o canteiro de obras se tornou um ponto de visitação técnica de universidades, faculdades, instituições de cursos técnicos e outras empresas da área de engenharia. Esses encontros reforçam o papel da obra como um exemplo vivo de inovação, planejamento e execução técnica de alta complexidade.


O projeto é mais que uma obra viária: é um símbolo de transformação urbana, inovação e compromisso com o progresso.

Comments


Logo do Portal Viva Cotia

PORTAL VIVA COTIA - A NOTÍCIA MAIS COMPLETA DA REGIÃO

Os artigos, reportagens e comentários, não refletem necessariamente a opinião do Portal Viva e são de inteira responsabilidade de seus autores.

 

É proibida a reprodução, edição e publicação total ou parcial de todo o conteúdo do site, sem autorização expressa do Portal Viva. É proibida a reprodução das fotos e/ou imagens do site, em qualquer meio de comunicação, inclusive na Web, sem prévia consulta e aprovação, conforme lei nº 9.610 de 19/02/1998, que rege sobre o Direito Autoral e Direito de Uso da Imagem no Brasil.

NOS SIGA NAS REDES
  • email
  • Instagram
  • Facebook
  • Tópicos
  • X

Fotos© Portal Viva 2009-2025. Todos os direitos reservados.

© 2025 - Portal Viva Cotia

bottom of page