Barueri: Obras da nova Ponte Guilherme de Almeida avançam e mudam o cenário urbano e viário da região
- Fau Barbosa
- 19 de mai.
- 3 min de leitura

As obras das novas pontes paralelas à Ponte Guilherme de Almeida, em Barueri, estão mudando o cenário urbano e viário da região. Parte da implantação das novas pistas marginais da Rodovia Castello Branco (SP-280), o projeto é conduzido pela equipe de engenharia da CCR ViaOeste e já é considerado um dos marcos mais importantes da infraestrutura nacional.
A obra é destaque por incluir o segundo maior vão em balanço sucessivo da América Latina em perímetro urbano, com impressionantes 170 metros de extensão e 40 metros de altura. Essa configuração não apenas reafirma a capacidade técnica da CCR Rodovias, mas também demonstra o impacto positivo do Programa de Concessões em oferecer soluções modernas e eficazes para a mobilidade em São Paulo.
Obras em ritmo acelerado
Atualmente, as obras seguem em ritmo intenso, com frentes simultâneas de trabalho:
Armação, forma e concretagem das aduelas dos quatro apoios principais, com consumo médio de 340 m³ de concreto por dia;
Execução dos “tramos em grelha” da ponte oeste, com lançamento de pré-lajes e concretagem das lajes.
“A construção da Ponte Guilherme de Almeida é um exemplo de superação técnica e trabalho em equipe. Cada etapa reflete nosso compromisso com uma infraestrutura de alta qualidade que vai transformar a mobilidade regional e deixar um legado para a sociedade”, disse Felipe Lellis, gerente executivo de Engenharia da CCR ViaOeste
Números que impressionam
Ponte Leste: 700 metros de comprimento, 32 metros de altura máxima, 65% da obra executada e 43% do balanço finalizado (30 de 71 aduelas concretadas – 139 metros).
Ponte Oeste: 67% da obra executada, com 59% do balanço realizado (45 de 71 aduelas – 248 metros).
Materiais: 27.400 m³ de concreto, 6.360 toneladas de aço, 4 gruas de 45 metros de altura, 190 profissionais envolvidos.

Inovação e sustentabilidade na prática
A ponte terá variação de largura — entre 17,60 m e 22,40 m — abrigando três faixas de rolamento e acostamento. A iluminação será 100% em LED, reforçando o compromisso com a sustentabilidade.
Outros destaques:
Defensas metálicas
Sinalização completa (horizontal e vertical)
Barreiras de concreto
Câmeras com inteligência artificial
Telas antiofuscantes

Benefícios diretos para a mobilidade em Barueri e região
Com a conclusão das obras, haverá separação entre os fluxos de curta e longa distância, promovendo maior fluidez no tráfego e facilitando o acesso às marginais nos trevos do km 23 e km 26 da Rodovia Castello Branco.
A medida vai proporcionar:
Mais segurança;
Agilidade nos deslocamentos;
Redução de congestionamentos;
Conforto para motoristas que trafegam entre São Paulo e o interior.

Legado para o futuro
A construção das pontes sobre o Rio Tietê vai além de sua grandiosidade estrutural. Além do impacto imediato na mobilidade, a construção da nova Ponte Guilherme de Almeida inspira orgulho na engenharia brasileira. Sua grandiosidade tem despertado também o interesse de estudantes, profissionais e empresas do setor da construção civil. Ao longo da execução, o canteiro de obras se tornou um ponto de visitação técnica de universidades, faculdades, instituições de cursos técnicos e outras empresas da área de engenharia. Esses encontros reforçam o papel da obra como um exemplo vivo de inovação, planejamento e execução técnica de alta complexidade.
O projeto é mais que uma obra viária: é um símbolo de transformação urbana, inovação e compromisso com o progresso.
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