Alphaville: PM de folga reage a assalto e baleia criminosos que tentaram roubar sua moto
- Fau Barbosa
- há 4 horas
- 2 min de leitura

Moto usada pelos ladrões era furtada; policial do 14º BAEP foi abordado na Alameda Araguaia
Por volta das 16h desta quinta-feira (30), um policial militar do 14º Batalhão de Ações Especiais de Polícia (BAEP), que estava de folga e em trajes civis, reagiu a uma tentativa de assalto e baleou os dois ladrões. O caso ocorreu na altura do nº 1.800 da Alameda Araguaia, em Alphaville.
O oficial, de 41 anos, seguia em sua motocicleta Triumph Tiger 900 Rally Pro preta com destino à academia quando foi abordado por dois indivíduos em uma moto Honda/CG 125 preta.
Os dois emparelharam a moto do lado esquerdo da moto do policial, e o garupa, com a mão direita, puxou o guidão da moto e com a outra mão sacou uma pistola preta que estava na cintura, quando então o condutor da moto falou: “perdeu”. Imediatamente o policial jogou sua moto contra a moto deles, confundindo a dupla, e imediatamente sacou sua arma, uma Springfield 9mm, e efetuou seis disparos contra a dupla.


O condutor foi baleado no tórax, e caiu ao solo, enquanto o garupa foi atingido no cotovelo esquerdo e ainda tentou fugir, mas acabou sendo localizado pela GCM de Barueri dentro de um ônibus municipal.

A dupla, de 19 e 17 anos, foi socorrida ao SAMEB (Serviço de Atendimento Médico de Barueri) e depois transferida ao Hospital Dr. Francisco Mouran, onde um passaria por cirurgia e o outro permaneceu em observação.
Durante as buscas realizadas pelas equipes do 5º BAEP, foram encontrados e apreendidos um simulacro de arma de fogo, dois celulares (um deles descartado pelo criminoso durante a tentativa de fuga) e R$240,00 (duzentos e quarenta reais).

A moto usada na tentativa de roubo, uma Honda/CG preta, estava com a placa adulterada com fita isolante e foi identificada como produto de furto. Ao levantarem as imagens das câmeras no local, os policiais verificaram que uma outra motocicleta, também produto de roubo, deu apoio aos criminosos.

A ocorrência foi apresentada no DP Central de Barueri, onde a Autoridade Policial determinou a prisão em flagrante do indivíduo maior internado, e representou pela conversão em prisão preventiva. Também determinou a apreensão do adolescente, para que, após receber alta médica, seja encaminhado ao Ministério Público. Foi instaurado inquérito policial.
O caso foi registrado em boletim de ocorrência de natureza "Lesão corporal (art. 129) decorrente de intervenção policial; Adulteração de sinal identificador de veículo automotor (art. 311); Receptação (art. 180) - Veículo; Excludentes de Ilicitude - CPB - Legítima Defesa (art. 23, II); Corromper ou facilitar a corrupção de menor de 18 anos (244B) - L 8.069/90 - ECA - Caput; - Tentativa de Roubo (art. 157) - Veículo § 2º, II - há concurso de duas ou mais pessoas e demais Atos Infracionais relacionados ao indivíduo menor.
Compareceram ao local o Comandante do 20º BPM/M, Ten Cel PM Rogério, além de oficiais e equipes do 05º BAEP, do 20ºBPM/M (CFP, CGP-V, RPM-5), da GCM de Barueri, do DEMUTRAN e demais viaturas de apoio.