Briga na Granja Viana termina em morte e deixa ferido grave
- Fau Barbosa
- há 6 minutos
- 3 min de leitura

Confusão começou durante confraternização e evoluiu para crime envolvendo faca de cozinha e pauladas; Polícia investiga versões conflitantes entre as famílias (Foto: Fau Barbosa-/Arquivo)
Uma violenta confusão resultou em um homicídio e uma pessoa ferida gravemente no final da tarde deste domingo, 21, na Granja Viana. O caso aconteceu por volta das 17h15 e mobilizou a Guarda Civil. O Pronto Atendimento (PA) do Parque São George acionou o CECOM após três homens, dois deles com ferimentos graves, darem entrada na unidade. Um das vítimas, de 24 anos, tinha ferimentos por arma branca (faca) e não resistiu, chegando já sem vida à unidade de saúde.
No local, os guardas confirmaram o óbito da primeira vítima e identificaram outros dois homens que recebiam atendimento médico devido a agressões sofridas durante o mesmo episódio.
O estopim
De acordo com os relatos, a confusão começou durante uma confraternização, quando houve uma discussão e um homem teria sido agredido com um soco. Ao ver a cena, o pai de um dos envolvidos tentou separar a briga e acabou sendo violentamente espancado. Segundo os filhos, o homem ficou desfigurado, com os dentes quebrados e uma grave hemorragia na cabeça e na boca. De acordo com boletim de ocorrência, isso motivou os filhos a decidirem ir até a casa do agressor para "tirar satisfação".
O Confronto e a Faca de Cozinha
Após socorrerem o pai, os filhos e amigos (um grupo de seis pessoas) foram até a residência do agressor, em uma viela no miolo da Granja Viana.
O grupo disse à Polícia que foram apenas "conversar", mas levaram pedaços de madeira "para se proteger". Eles afirmaram à Polícia que o homem (agressor) já saiu de casa correndo com uma faca de cozinha na mão.
A família do agressor alegou legítima defesa e narrou um cenário de terror ao afirmar que o grupo de seis homens cercou a residência, subiu no portão da casa, ameaçou atear fogo na loja da família e gritava frases como "vou te matar" e "você mexeu com ladrão". O pai saiu para defendê-los e após ser atingido por uma pedrada, teria caído, momento em que a faca que portava atingiu as costas da vítima fatal. A filha afirmou ainda que, mesmo após a chegada da Guarda Civil, familiares das vítimas voltaram ao local para proferir novas ameaças.
A emboscada e o confronto fatal
Segundo o depoimento do filho do homem agredido, ele e um primo foram até a residência do autor, que estava "alterado e agressivo". Após uma primeira discussão, eles retornaram com um grupo de apoio de mais quatro amigos. Armados com pedaços de madeira, o grupo confrontou o agressor.
Neste momento, o acusado, de 53 anos, saiu de casa portando uma faca de cozinha e correu em direção ao grupo. Durante o confronto, ele tropeçou e caiu, e acabou desferindo um golpe fatal nas costas do indivíduo de 24 anos. Em represália, o grupo atingiu o agressor com pauladas na cabeça, deixando-o inconsciente.
Estado das Vítimas
Vítima Fatal: O indivíduo, de 24 anos, foi golpeado nas costas e morreu ao dar entrada no Pronto-Atendimento (PA).
Vítimas de Agressão: Dois homens, permaneceram internados em estado grave devido aos ferimentos na cabeça e na região bucal.
Acusado: Permanece sob custódia hospitalar após ser atingido por pauladas na cabeça e perder o sentido durante a briga.
A Polícia Civil informou que a perícia no local do crime não pôde ser realizada devido à falta de preservação da área após o conflito. O caso segue em investigação para determinar as responsabilidades de cada envolvido na briga generalizada.
A Prisão do Suspeito
Testemunhas presentes na unidade de saúde indicaram aos guardas a localização do provável agressor. Os agentes se deslocaram até a residência. No local, a equipe encontrou um homem com manchas de sangue nas roupas e no rosto.
Segundo o Boletim de Ocorrência, a esposa do suspeito entregou aos guardas a faca utilizada no crime. Diante das evidências e da indicação de populares, o homem foi detido. Como ele também apresentava queixas de dores e ferimentos, foi encaminhado sob escolta da GCM ao Hospital Regional de Cotia antes de ser apresentado à autoridade policial.
A faca foi apreendida e passará por perícia. O caso foi registrado no DP de Cotia como "Homicídio e Lesão corporal".
As causas da briga e o local exato onde as agressões começaram ainda estão sendo investigados pela Polícia Civil do 2º DP da Granja Viana.
O corpo da vítima fatal foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML).
Atendeu a ocorrência a viatura 2521, GC´s Adriano e André e GCF Ana Paula.