Calor extremo continua: São Paulo terá sexta-feira de sol forte e pancadas de chuva
- Fau Barbosa
- há 11 minutos
- 2 min de leitura

Após recorde histórico no Natal, termômetros seguem acima dos 34°C na capital e no interior; litoral tem previsão de tempo abafado e mar calmo (Foto: Fau Barbosa)
O "presente" de Natal deste ano foi um calor histórico, e o cenário não deve mudar nesta sexta-feira (26). Após a capital paulista registrar 35,9°C — a maior temperatura para dezembro em 64 anos —, o estado segue sob a influência de uma massa de ar quente que mantém as temperaturas elevadas e o clima abafado em todas as regiões.
Segundo o site Climatempo, a sexta-feira será marcada pela combinação de calor, umidade e sistemas atmosféricos que favorecem a formação de instabilidades em grande parte do Brasil. A chuva ocorre de forma irregular, mas pode ganhar força em diversos estados, com risco de temporais, rajadas de vento e volumes elevados em períodos do dia.
De acordo com a Defesa Civil, a sexta-feira (26) começou com chuvas isoladas no interior, com pontos de precipitação moderada a forte. Os maiores volumes registrados até o momento ocorreram em Suzano, com acumulados superiores a 40 mm. Mesmo assim, o dia começa com sol e sob a influência da onda de calor, mantendo a sensação de abafamento.
As temperaturas sobem rapidamente, com máxima prevista de 35°C na capital, enquanto no interior os termômetros podem ultrapassar os 37°C. Com o aquecimento, áreas de instabilidade se formam e se espalham por todo o interior, favorecendo a ocorrência de pancadas de chuva em todas as regionais do território paulista. Entre a tarde e a noite, as pancadas de chuva ganham força e podem vir acompanhadas de raios, rajadas de vento e granizo pontual.
Previsão para a Capital e Região Metropolitana
Para a cidade de São Paulo e região (incluindo Cotia e arredores), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê uma máxima de 34°C e mínima de 22°C.
Manhã e Tarde: Presença de muitas nuvens com pancadas de chuva isoladas.
Noite: O cenário de nebulosidade persiste, com possibilidade de pancadas de chuva e trovoadas isoladas. Os ventos permanecem fracos, o que aumenta a sensação de abafamento.
Cotia terá dia de sol com muitas nuvens. Pancadas de chuva à tarde e à noite. Mínima de 20ºC e máxima de 32ºC
Interior: 5°C acima da média
O interior paulista enfrenta um veranico severo, com temperaturas rodando 5°C acima do normal para o mês de dezembro.
Bauru e Ribeirão Preto: Máximas de 35°C, com ventos fracos e possibilidade de chuva rápida.
São José do Rio Preto: Máxima de 34°C, sem previsão de chuva, exigindo atenção redobrada com a umidade do ar.
Litoral: Destino dos Turistas
Quem aproveitou o feriado na praia encontrará um dia típico de verão:
Santos: Máxima de 31°C, sem chuva.
Guarujá e Praia Grande: Máxima de 29°C, tempo firme.
Ubatuba: Máxima de 30°C, com chance de chuva fraca ao final do dia.