Ciclone provoca ventos fortes em SP e Defesa Civil emite alerta
- Fau Barbosa
- 18 de ago.
- 2 min de leitura
Atualizado: 19 de ago.

A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu alerta para dois fenômenos meteorológicos que exigem atenção redobrada nesta semana. Entre terça (19) e quarta-feira (20), a formação de um ciclone extratropical no Sul do Brasil deve intensificar os ventos em todas as regiões paulistas, com rajadas de ventos fortes (com intensidade forte a muito forte).
O cenário pode provocar queda de árvores e galhos, destelhamento de construções, danos na rede elétrica e até dispersão de focos de incêndio em áreas de vegetação. No litoral, a previsão é de agitação marítima intensa, com riscos para embarcações e estruturas próximas às praias.
A Defesa Civil orienta que a população evite se abrigar debaixo de árvores, mantenha distância de cabos elétricos rompidos e redobre os cuidados em áreas abertas e rodovias.
Calor atípico após os ventos
Após a passagem do ciclone, o Estado deve enfrentar um veranico. A partir de quarta-feira (20), uma massa de ar seco favorecerá dias de calor intenso e baixa umidade, que podem durar de três a cinco dias.
As máximas devem chegar a 37°C em Ribeirão Preto e São José do Rio Preto, 33°C em Bauru e 31°C na capital paulista, cerca de 5°C acima da média para agosto.
Risco de queimadas
Nesta segunda-feira (18), órgãos estaduais participaram de reunião da Operação SP Sem Fogo para definir ações de prevenção. O encontro contou com Defesa Civil, Secretaria do Meio Ambiente, Corpo de Bombeiros, concessionárias de energia e representantes do setor produtivo.
A combinação de calor e ar seco aumenta significativamente o risco de queimadas. A Defesa Civil reforça a importância de não usar fogo para limpeza de terrenos, não queimar lixo e evitar descarte de bitucas de cigarro em rodovias.
Em caso de incêndio, a recomendação é acionar imediatamente o Corpo de Bombeiros (193) ou a Defesa Civil (199).
Previsão do tempo para a noite e madrugada (18)
Para as próximas horas, o tempo permanecerá estável em todo o Estado de São Paulo. Além disso, as temperaturas estarão em declínio e a sensação térmica fica amena, em virtude da intensificação dos ventos e do resfriamento no período noturno, conforme mostra a imagem.
Pela noite e madrugada, podem formar densos nevoeiros em áreas isoladas da faixa leste paulista, gerados pelo resfriamento e elevada umidade, mas logo se dissipam conforme o aquecimento diurno.



Comentários