CNH em SP: Exames médico e psicotécnico ficam até 40% mais baratos; veja novos valores
- Fau Barbosa
- há 5 minutos
- 1 min de leitura

Portaria do Detran-SP limita custo para os exames; medida já está em vigor
Ficou mais barato tirar ou renovar a CNH no estado de São Paulo. O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-SP) publicou a Portaria Normativa 49, que estabelece um teto de R$ 90,00 para os exames médico e psicotécnico realizados em clínicas credenciadas. A mudança representa uma economia significativa, reduzindo em cerca de 30% o valor do exame médico e em até 40% o custo da avaliação psicológica.
A medida faz parte do pacote da nova CNH Paulista, que busca tornar o documento mais acessível. O ajuste atende às novas diretrizes da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) e da Medida Provisória nº 1.327/2025, permitindo que o Detran-SP deixe de estipular valores com base na antiga Lei de Taxas para priorizar o bolso do cidadão.
O que muda no processo?
Além da redução nos preços dos exames em todo o estado, o processo de habilitação passou por outras simplificações importantes:
Curso Teórico Online: O sistema foi ajustado para permitir o novo curso teórico via internet, agilizando a conclusão desta etapa.
Instrutores Autônomos: O Detran-SP já abriu o cadastramento para instrutores independentes que desejam atuar nas aulas práticas, ampliando a oferta de serviços.
Eliminação de Etapas: Revisão de fluxos internos para remover burocracias desnecessárias e reduzir o tempo de espera.
Onde acompanhar as mudanças
Para garantir que o motorista tenha transparência total, foi lançada a página oficial CNH Paulista (detran.sp.gov.br/cnhpaulista). Nela, é possível consultar o cronograma de implementação das melhorias e orientações atualizadas.



Comentários