Com frio intenso, Cotia instala alojamento noturno para moradores em situação de rua
- Fau Barbosa
- 13 de jun.
- 2 min de leitura
Atualizado: 15 de jun.

Diante da previsão de noites mais frias nos próximos meses, a Prefeitura de Cotia abriu, nesta sexta-feira (13), um alojamento provisório para pessoas em situação de rua. A medida emergencial atende a um pedido direto do prefeito Welington Formiga e funcionará todas as noites, das 18h às 8h, na Rua Vereador José de Souza, 74, na Vila Monte Serrat — atrás do Terminal Metropolitano.
Instalado em um antigo depósito da Secretaria de Desenvolvimento Social e Periferias (SDSP), o abrigo oferece jantar, café da manhã, banho quente, troca de roupas e pernoite. O espaço tem capacidade para acolher até 30 pessoas diariamente.
“A criação de um abrigo permanente é uma das metas do prefeito, mas, enquanto isso não se concretiza, iniciamos essa ação emergencial para que ninguém precise enfrentar o frio extremo nas ruas”, afirmou o secretário Silvio Cabral (SDSP).
A ação conta com apoio do Fundo Social de Cotia, que doou cobertores, roupas, colchões, lençóis e kits de higiene pessoal. A Guarda Civil Municipal reforçará a segurança no local, enquanto um profissional de enfermagem, disponibilizado pela Secretaria de Saúde, estará presente durante os atendimentos.
O novo ponto de acolhimento se soma à Casa Refúgio, mantida pela parceria com o projeto Restaurando Vidas, que já atende pessoas em vulnerabilidade com alimentação, banho e pernoite.
Durante o dia e à noite, as equipes da SDSP continuam realizando abordagens sociais em pontos com maior concentração de pessoas em situação de rua, oferecendo apoio e encaminhamento para os serviços da rede socioassistencial, como o CREAS, Centro Dia e a Casa Refúgio, durante o frio intenso.
As iniciativas fazem parte de uma estratégia da Prefeitura para reforçar a proteção social e garantir dignidade à população em situação de rua, especialmente em períodos de maior vulnerabilidade climática.









Comentários