Confira 4 dicas de economia de água que salvam centenas de litros
- Da Redação
- há 1 dia
- 2 min de leitura

Consumo na Grande SP subiu 60% e nível das represas está em apenas 26%; veja como gestos simples ajudam a evitar o rodízio no sistema de abastecimento (Divulgação)
A forte onda de calor que atinge o estado elevou o consumo em 60%, tornando a economia de água uma medida urgente para todos os moradores da Grande São Paulo.
Com o Sistema Integrado Metropolitano (SIM) operando com apenas 26,36% da capacidade e previsões de chuvas abaixo da média para janeiro, o Governo do Estado reforçou o alerta para o uso consciente dos recursos hídricos.
Gestos simples que fazem a diferença
Pequenas mudanças na rotina doméstica podem gerar uma economia de água surpreendente e aliviar o sistema, que atualmente trabalha com redução de pressão noturna por 10 horas.
Veja onde você pode poupar:
No Banheiro:
- Reduzir o banho em apenas 5 minutos economiza até 80 litros.
- Escovar os dentes com a torneira fechada poupa outros 12 litros por vez.
Na Cozinha:
- Ensaboar a louça com a torneira desligada gera uma economia de água de até 80 litros, o equivalente a dez banhos rápidos.
Na Garagem:
- Substituir a mangueira pelo balde ao lavar o carro economiza 300 litros de uma só vez.
A situação dos mananciais em 2026
Atualmente, São Paulo encontra-se na Faixa 3 do novo modelo de gestão hídrica. Isso significa que, além da gestão de demanda noturna, é necessário intensificar a economia de água para evitar que o estado avance para cenários de contingência mais graves.
Caso o nível dos reservatórios continue caindo, as próximas etapas preveem reduções de pressão por até 16 horas (Faixas 4 a 6) e, no limite extremo, o rodízio de abastecimento entre bairros (Faixa 7).
A colaboração da população com a economia de água é a ferramenta mais eficaz para impedir que medidas drásticas sejam tomadas nos próximos meses de estiagem.
Como acompanhar?
Moradores podem monitorar o nível dos mananciais e as faixas de operação através dos canais oficiais da SP Águas e da Sabesp.
Lembre-se: cada litro poupado hoje garante o abastecimento de amanhã.