Cotia amplia escolas de tempo integral
- Fau Barbosa
- há 9 minutos
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A Prefeitura de Cotia anunciou, nesta semana, a ampliação da rede de escolas municipais que operam no modelo de tempo integral. Com a inclusão de quatro novas unidades, o município agora conta com 14 escolas nesse formato, que atendem estudantes desde o berçário até o 5º ano do Ensino Fundamental. Os alunos permanecem na escola por, no mínimo, sete horas diárias, com acesso a oficinas diversificadas e atividades que promovem o desenvolvimento integral.
Entre as atividades oferecidas no contraturno estão oficinas de música, meio ambiente, robótica, ioga, teatro, dança, projeto de horta e educação bucal, dependendo da estrutura de cada unidade escolar. A medida, segundo a Secretaria de Educação, busca garantir que os alunos tenham oportunidades de desenvolver habilidades além das disciplinas curriculares.
“O projeto amplia o acesso à educação integral e reforça a escola como um espaço de acolhimento, aprendizagem e transformação social”, afirmou o prefeito Welington Formiga. “Sou um defensor da educação e nosso objetivo é levar esse modelo para o maior número possível de escolas.”
A Secretaria de Educação informou ainda que há um estudo em andamento para a ampliação contínua do modelo de tempo integral, com base nos critérios do Programa Municipal de Escola em Tempo Integral. A localização das escolas e o índice de vulnerabilidade socioeconômica das regiões atendidas estão entre os principais critérios de análise. Unidades em áreas mais vulneráveis terão prioridade na expansão.
Com a nova ampliação, o ensino em tempo integral está presente nas seguintes escolas de Cotia:
CEUC Pref. Carmelino Pires de Oliveira
E.M Jornalista Maria do Carmo de Almeida
EM José Manoel de Oliveira
E.M Prof.ª Otília Freire dos Santos Shimada
E.M Francisco Camilo
E.M Idelfonço Emiliano de Brito
CE bairro São Miguel
CE Jd. Araruama
CE João Pires Mendes
CE José Roberto Maceno
CE Graciliana M. da Conceição
CE Rita Heduvirges Fortes
E.M Aguinaldo Souza Estrela
A iniciativa prevê a construção de um ensino público mais equitativo e eficiente, que reconhece a escola como um espaço essencial para o desenvolvimento social, emocional e cognitivo das crianças e jovens.
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