Cotia: Casa de Passagem é inaugurada e reforça acolhimento à população em situação de rua
- Fau Barbosa
- há 12 horas
- 2 min de leitura

Cotia deu um passo importante no combate à vulnerabilidade social com a inauguração da Casa de Acolhimento e Abordagem “Pastor Lídio e Poeta Caju”, localizada no Parque Bahia. O novo espaço foi criado para atender pessoas em situação de rua, oferecendo acolhimento digno, alimentação, banho quente, local para dormir, suporte psicológico e até a possibilidade de encaminhamento para reabilitação.

Com capacidade inicial para 20 pessoas e possibilidade de expansão, a casa conta com dormitórios separados para homens e mulheres, além de um espaço pet, garantindo que os animais de estimação também sejam acolhidos junto com seus tutores.

O prefeito Welington Formiga destacou o impacto social da iniciativa: “Este lugar reflete o respeito da gestão com todos, especialmente com quem mais precisa. Aqui, as pessoas invisíveis terão voz, oportunidade e serão olhadas com amor.”

A gestão do local é feita por uma instituição selecionada por chamamento público, assegurando critérios técnicos e sociais definidos pelas políticas públicas da cidade. Profissionais capacitados, como assistentes sociais e psicólogos, fazem parte da equipe de atendimento.
A ação é coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Periferias (SDSP), em conjunto com a Secretaria de Segurança Pública, que garantirá patrulhamento reforçado 24h por dia pela Guarda Civil Municipal (GCM), trazendo mais segurança para os moradores, estudantes da região e para a própria população em situação de rua.
Além da nova unidade, Cotia já mantém um serviço de acolhimento em parceria com uma instituição em Caucaia do Alto, que oferece 50 vagas de pernoite e 50 de atendimento centro-dia, com acesso via CREAS e equipes de abordagem.
A Casa leva o nome de duas figuras simbólicas:🔸 Pastor Lídio, conhecido por seu trabalho social com pessoas em situação de rua;🔸 Poeta Caju, um morador em situação de rua que encantava o centro de Cotia com seus versos e sua alegria contagiante.
Comentários