top of page

Cotia: GCM localiza cativeiro, prende quadrilha e resgata mulheres vítimas de sequestro

Cotia: GCM localiza cativeiro, prende quadrilha e resgata mulheres vítimas de sequestro

Vítimas foram rendidas em Vargem Grande Paulista e encontradas em cativeiro atrás da base da Guarda Civil


Na tarde desta sexta-feira (3/10), por volta das 17h, três mulheres foram vítimas de um sequestro no bairro Bela Vista, em Vargem Grande Paulista. As vítimas, de 58, 27 e 24 anos, estavam em um veículo GM Tracker vermelho e foram rendidas por quatro indivíduos ao pararem o veículo para fazer uma entrega de salgados na Rua José Manuel de Oliveira.


A Guarda Civil de Cotia conseguiu localizar as vítimas em um cativeiro na Rua Flamingo, em Cotia, onde as vítimas permaneciam sob ameaças constantes, restrição de liberdade e condições de confinamento. O local ficava atrás da base da Guarda Civil, em Cotia.


Durante o resgate, os agentes confirmaram que as vítimas não haviam sofrido ferimentos graves, mas estavam muito abaladas emocionalmente.


O cativeiro

Por volta das 17h, uma viatura de ROMU da Guarda Civil de Cotia fazia patrulhamento quando recebeu a informação do Comando da GCM de Vargem Grande Paulista sobre um roubo em andamento com retenção de vítimas.


Segundo a informação, um veículo Kicks branco com quatro indivíduos havia rendido mulheres em um veículo Tracker vermelho. Uma das vítimas estava com o celular sendo rastreado pela família e a última localização apontava para a Rua Flamingo, atrás da base da GCM, em Cotia.


Os guardas foram para o local, onde avistaram o Kicks branco estacionado na via, com dois indivíduos em seu interior. Ao perceberem a aproximação da viatura, eles desembarcaram e entraram numa mata próxima, sendo perseguidos pelos guardas. Um deles, vestindo uma camiseta vermelha, foi capturado na Rua São Cristóvão. Com ele os guardas encontraram a chave do veículo Tracker das vítimas. Questionado, ele disse que dirigiu o veículo e que só seria o "cavalo" motorista da fuga.

Cotia: GCM localiza cativeiro, prende quadrilha e resgata mulheres vítimas de sequestro
ree

Casa que funcionava como cativeiro ficava atrás da base da Guarda Civil de Cotia


Na Rua Flamingo, um outro indivíduo saiu da casa e foi abordado. Com ele nada de ilícito foi localizado. Ele então avisou sua irmã, via telefone, e ela e o namorado foram para o local. A mulher disse que era filha da dona da casa e havia alugado a parte superior do imóvel. O namorado dela segurou um cachorro da raça pitbull para a entrada dos guardas, que localizaram e resgataram as três vítimas na primeira casa do andar de cima.


O Roubo

A dona do veículo contou à Polícia que trabalha com a venda de salgados e por volta das 16h30 conduzia seu carro com sua nora e sua funcionária, quando estacionou no local para fazer uma entrega. Nesse momento as três foram surpreendidas por quatro indivíduos em um veículo Nissan Kicks branco.


Segundo ela, a ação foi meticulosamente coordenada. Dois indivíduos desceram do veículo e, levando as mãos à cintura e simulando estarem armados, renderam as três mulheres sob grave ameaça. Elas foram coagidas e forçadas a entrarem no banco traseiro, enquanto os dois assumiram o controle do veículo, um na direção e o outro no banco do passageiro e iniciaram a fuga, sendo acompanhados pelo Kicks branco, onde estavam os outros dois. Segundo as vítimas, apenas um dos bandidos usava capuz.


As vítimas foram conduzidas até a Rua João XXIII, onde foram transferidas para o Kicks e a Tracker seguiu com os dois indivíduos para o bairro São Judas. As vítimas foram levadas para Cotia, pelos outros dois indivíduos, que estavam sem máscaras.


A vítima relatou que, após minutos de absoluto pavor, chegaram a um imóvel onde um pitbull as aguardava. Um homem segurou o animal agressivo enquanto elas era obrigadas a entrar no imóvel, sendo conduzidas ao andar superior, onde permaneceram por duas horas de tormento psicológico e violência patrimonial, sendo obrigadas a entregar seus celulares e as senhas bancárias. A voz de uma mulher podia ser ouvida no local, que dizia repetidamente para ligar para uma mulher. De posse das informações, os bandidos ativaram aplicativos bancários e fizeram diversas transferências via PIX e transações fraudulentas com cartões de crédito. Uma das transferências foi para a mulher cujo nome era insistentemente repetido pela voz feminina ouvida no local.


Após duas horas de angústia indescritível, elas foram libertadas pela Guarda Civil de Cotia.

Cotia: GCM localiza cativeiro, prende quadrilha e resgata mulheres vítimas de sequestro

As vítimas e a quadrilha foram levados para a delegacia, onde os três indivíduos e a mulher optaram por permanecer em silêncio, falando apenas em juízo. Eles foram presos em flagrante, tendo a Autoridade Policial representado pela conversão em Prisão Preventiva. Alguns dos presos já tinham representações preparadas de Prisão Temporária pela prática de outros crimes que estão sendo investigados pelos policiais civis do DP de Cotia.


O caso foi registrado no DP de Cotia, em boletim de ocorrência de natureza "Roubo (art. 157) – Veículo -

§ 2º, II – há concurso de duas ou mais pessoas - § 2º, V – o agente mantém a vítima em seu poder, restringindo sua liberdade; Associação Criminosa (art. 288); Extorsão (art. 158) – Pessoa - O crime é cometido por duas ou mais pessoas (§ 1º) - O crime é cometido mediante a restrição da liberdade da vítima, e essa condição é necessária para a obtenção da vantagem econômica; e Localização/Apreensão e Entrega de Veículo.

Cotia: GCM localiza cativeiro, prende quadrilha e resgata mulheres vítimas de sequestro

Orientação à população

A Guarda Civil de Cotia reforça que qualquer denúncia sobre atividades suspeitas ou locais utilizados para crimes deve ser feita pelo telefone 4616-2835. A ação reforça a atuação da corporação na proteção de cidadãos e no combate a crimes graves, destacando a importância da colaboração comunitária para garantir a segurança.


Atenderam a ocorrência as viaturas de ROMU 37, CE Goes e 1C Neves e Julião e ROMU 41, CE Almeida e 1C Justino; e viatura de área 2507, 1C Rodrigo e Anderson Viana e apoio do Comando de área 1, Inspetor Romano; Subcomando, Inspetora Izabel; 2502, CE Marco Antonio e CE Umbelino; 2505, Coop 1, 1C Vernalha e CD Suzana; e 2506, 1C Dansigner e Leandro.

Comentários


Logo do Portal Viva Cotia

PORTAL VIVA COTIA - A NOTÍCIA MAIS COMPLETA DA REGIÃO

Os artigos, reportagens e comentários, não refletem necessariamente a opinião do Portal Viva e são de inteira responsabilidade de seus autores.

 

É proibida a reprodução, edição e publicação total ou parcial de todo o conteúdo do site, sem autorização expressa do Portal Viva. É proibida a reprodução das fotos e/ou imagens do site, em qualquer meio de comunicação, inclusive na Web, sem prévia consulta e aprovação, conforme lei nº 9.610 de 19/02/1998, que rege sobre o Direito Autoral e Direito de Uso da Imagem no Brasil.

NOS SIGA NAS REDES
  • email
  • Instagram
  • Facebook
  • Tópicos
  • X

Fotos© Portal Viva 2009-2025. Todos os direitos reservados.

© 2025 - Portal Viva Cotia

bottom of page