Cotia implanta primeiro Meliponário Municipal, na preservação das abelhas sem ferrão
- Fau Barbosa
- 30 de mai.
- 2 min de leitura
Atualizado: 31 de mai.

A cidade de Cotia deu mais um passo importante em direção à preservação ambiental e à educação ecológica. A Prefeitura, por meio da Secretaria do Verde, Meio Ambiente e Agropecuária, implantou o primeiro Meliponário Municipal no Viveiro Parque Curupira, localizado no Parque Dom Henrique. A ação foi realizada em parceria com o projeto Nativa Viva.
Cinco caixas racionais — estruturas de madeira que abrigam abelhas nativas sem ferrão — foram instaladas de forma permanente no local. Além delas, o viveiro já conta com outras 25 caixas temporárias utilizadas para a transferência de colmeias.
A instalação foi conduzida pela meliponicultora Juliana Sprengel, com o apoio de Diogo Carriel. O novo meliponário fará parte de um projeto de educação ambiental e vai oferecer atividades voltadas à conscientização e à preservação da biodiversidade. O espaço será aberto a visitantes de todas as idades.
As abelhas sem ferrão são essenciais para a polinização de plantas nativas e têm papel fundamental na manutenção dos ecossistemas. A meliponicultura, prática do cultivo dessas espécies, pode ser desenvolvida inclusive em áreas urbanas, com potencial educativo, ambiental e até mesmo econômico.
De acordo com a Secretaria do Verde, o meliponário passará por inspeções quinzenais para garantir a saúde das colmeias. A manutenção será feita por Juliana e Diogo, responsáveis também pela transferência das abelhas para as novas caixas.
A implantação contou com a presença do secretário de Meio Ambiente, Paulo Cordeiro; do secretário adjunto Wagner Neves; do chefe de gabinete Diego; do administrador do viveiro, Nico Gomes; e de Fabiana Santos, que será responsável pelas atividades educativas com os visitantes.
Comments