top of page

Morador tenta intimidar funcionários da Enel e atira para o alto durante corte de energia

Morador tenta intimidar funcionários da Enel e atira para o alto durante corte de energia

CAC foi preso em flagrante pela Guarda Civil


Por volta das 12h40 desta quinta-feira (6), um homem foi preso em flagrante pela Guarda Civil de Cotia após efetuar disparo de arma de fogo para intimidar dois funcionários da Enel que realizavam o corte de energia em sua residência.


Segundo a GCM, o caso ocorreu ao lado de uma escola no centro de Cotia, próximo do horário de entrada e saída das crianças.


Os fatos

Os guardas foram acionados pelo Comando, via rede, informando que dois funcionários da empresa de energia, de 35 e 42 anos, teriam sido vítimas de ameaça e disparo de arma de fogo.


Ao chegarem ao local, os guardas se depararam com o portão da residência aberto e entraram no quintal, onde foram recebidos pela dona da casa. Neste momento o morador apareceu e ao ser questionado sobre a arma utilizada, o homem informou que ela estava guardada em seu quarto, acompanhando os guardas em vistoria no interior da casa. Ele indicou onde sua arma estava, e os guardas localizaram dentro do guarda-roupas, na parte superior, uma pistola Taurus GX4 Carry calibre 9mm e um carregador. Eles foram até a cozinha e lá acabaram encontrando, escondido dentro do forno do fogão, mais um carregador com 9 munições e um "blister" com mais 10 munições, todas intactas.

Morador tenta intimidar funcionários da Enel e atira para o alto durante corte de energia

O morador admitiu que efetuou apenas um disparo para o alto com sua pistola. Segundo o boletim de ocorrência, ele disse que "até apontou para os funcionários, mas na hora de atirar, ergueu a mira a atirou a esmo, não sendo na direção de ninguém". O homem também informou aos guardas que era CAC, e apresentou a documentação pertinente.


Diante dos fatos, ele, os funcionários e o armamento foram conduzidos ao DP de Cotia, onde o caso foi apresentado à Autoridade Policial, que determinou a apreensão do armamento e realização de perícia técnica, além de requisição para exame de natureza residuográfica.

Morador tenta intimidar funcionários da Enel e atira para o alto durante corte de energia

O corte de energia

Segundo o boletim de ocorrência, os funcionários contaram à Polícia que, no local, fizeram contato com o morador e explicaram o motivo do corte. No início, ele teria se mostrado alterado e passados alguns instantes entendeu a situação. Então um dos funcionários iniciou o corte através de uma vara telescópica com uma tesoura na ponta, quando de repente, sem motivo, o morador passou a ameaçar o funcionário e seu parceiro, dizendo "vocês merecem um tiro na cara". Não satisfeito ele foi para o interior de sua casa e quando retornou estava com uma arma de fogo em sua cintura e disse "vai ligar essa porra agora". Ele então teria sacado a arma, retirado o carregador e colocado no chão, e em seguida apontou a arma para o funcionário. Depois ergueu a mão e efetuou um disparo para o alto. Os dois funcionários saíram correndo com receio de novos disparos e então acabaram encontrando com guardas municipais, para quem comunicaram o fato.


Na delegacia, o morador disse à Polícia que foi procurado por funcionários da Enel, os quais disseram que estavam de posse de uma ordem de corte do fornecimento de energia de sua residência. Ele teria mostrado para os funcionários que estava com o aplicativo aberto para pagar o débito, mas eles não se importaram e disseram que era ordem. Ao iniciarem o corte de energia ele teria ficado nervoso e como forma de intimidação, para que eles desistissem, foi até sua casa, pegou sua arma, que imaginava estar totalmente desmuniciada e foi para o lado de fora, onde retirou o carregador da arma e como viu que não havia munição, apontou para o alto e acionou o gatilho para intimidar os funcionários. Nesse instante houve um disparo. O morador disse que não sabia que tinha ficado uma munição na "agulha".


Diante dos fatos, o delegado entendeu que houve o flagrante e determinou o indiciamento do indivíduo e registro de boletim de ocorrência de natureza "Porte ilegal de arma de fogo de uso permitido (Art. 14) e Disparo de arma de fogo (Art. 15)", ambos artigos da Lei 10.826/03 do Estatuto do Desarmamento. O indivíduo, de 38 anos, permaneceu preso, sendo recolhido à Cadeia Pública de Cotia.


Atendeu a ocorrência a viatura 2508, CE Henrique e GCF 1⁰C Cerqueira.

Logo do Portal Viva Cotia

PORTAL VIVA COTIA - A NOTÍCIA MAIS COMPLETA DA REGIÃO

Os artigos, reportagens e comentários, não refletem necessariamente a opinião do Portal Viva e são de inteira responsabilidade de seus autores.

 

É proibida a reprodução, edição e publicação total ou parcial de todo o conteúdo do site, sem autorização expressa do Portal Viva. É proibida a reprodução das fotos e/ou imagens do site, em qualquer meio de comunicação, inclusive na Web, sem prévia consulta e aprovação, conforme lei nº 9.610 de 19/02/1998, que rege sobre o Direito Autoral e Direito de Uso da Imagem no Brasil.

NOS SIGA NAS REDES
  • email
  • Instagram
  • Facebook
  • Tópicos
  • X

Fotos© Portal Viva 2009-2025. Todos os direitos reservados.

© 2025 - Portal Viva Cotia

bottom of page