Cotia: Operação “Dose Mortal” fecha 13 bares, apreende bebidas adulteradas e prende homem por tráfico de drogas
- Fau Barbosa
- 13 de out.
- 2 min de leitura

Ação conjunta da Polícia Civil, GCM e Vigilância Sanitária combate falsificação de bebidas e irregularidades em comércios da cidade
Uma grande operação policial, batizada de “Dose Mortal”, foi realizada em Cotia entre a noite de sexta-feira (10) e a madrugada de sábado (11), e resultou na interdição de 13 estabelecimentos, prisões em flagrante, apreensão de drogas, bebidas adulteradas e cigarros sem nota fiscal.


A ação foi coordenada pela Polícia Civil de Cotia, sob o comando da delegada titular, Dra. Mônica Gamboa, e do delegado assistente, Dr. Celso França, com apoio da Guarda Civil Municipal (GCM), Secretaria Municipal de Segurança Pública, Vigilância Sanitária e Departamento de Fiscalização da Indústria e Comércio.


Objetivo da operação
O foco da “Dose Mortal” foi fiscalizar bares, adegas e tabacarias, coibindo a falsificação e comercialização irregular de bebidas alcoólicas e verificando as condições sanitárias e documentais dos estabelecimentos.
Durante as fiscalizações, 13 locais foram lacrados por falta de alvará ou documentação exigida. Os agentes também apreenderam dezenas de garrafas de bebidas com indícios de adulteração, cigarros contrabandeados, dois veículos e um simulacro de arma de fogo.


Em um dos pontos fiscalizados, no bairro Jardim Rosimeire, um homem foi preso em flagrante por tráfico de drogas e outro por posse de simulacro.

Autoridades destacam a importância da ação
A delegada Mônica Gamboa explicou que operações desse tipo são essenciais para proteger a população contra produtos clandestinos:
“Nas últimas semanas estamos vendo casos de adulteração que geraram, inclusive, óbito, e aqui na nossa cidade temos notícia de bebidas clandestinas sendo comercializadas. A ação integrada fortalece o trabalho da Polícia Civil e dá legalidade à operação”, destacou. "As ações de fiscalização aconteceram na adega do ginásio, Mirante da Mata, Jd Arco Íris e Mirizola", disse a delegada Monica à reportagem do Portal Viva. "Foram 78 locais levantados por nós e GCM", ressaltou.
A delegada destacou a importância dos pais ficarem atentos:
“Pais, fiquem atentos: bebidas adulteradas, consumidas em locais de onde não se sabe a procedência pode ser fatal na vida de seus filhos!", destacou.
"Deliberei pela ação conjunta entre a Polícia Civil e Prefeitura - GCM, Secretaria de Indústria e Comércio e a Vigilância Sanitária - para garantir a fiscalização administrativa além das providências de polícia judiciária referente ao crime contra a saúde pública", disse.
O secretário municipal de Segurança Pública, Fabrício Dourado, também enfatizou a importância da parceria entre os órgãos:
“A GCM acompanhou todas as fiscalizações, garantindo segurança às equipes e apoiando a Polícia Civil”, afirmou.


Bebidas adulteradas representam risco à saúde
A Prefeitura de Cotia alerta que bebidas sem procedência podem conter substâncias tóxicas e solventes impróprios para consumo, colocando em risco a saúde pública.
As ações conjuntas de fiscalização continuarão de forma permanente, com foco na segurança, legalidade e proteção dos consumidores.





















Comentários