Cotia reinaugura serviço de fiscalização do Procon
- Fau Barbosa
- há 12 horas
- 1 min de leitura

Novo modelo promete mais agilidade no atendimento e solução de casos; prazo de resolução pode cair de 30 para até 12 dias em algumas situações
Na manhã desta segunda-feira (20/10/2025), o prefeito de Cotia, Welington Formiga, participou da visita técnica de reinauguração do serviço de fiscalização do Procon Cotia, que funciona no Centro Administrativo da cidade (CAC). O órgão, mantido em parceria com o Governo do Estado, agora passa a operar integrado ao novo sistema estadual, garantindo mais agilidade no andamento dos processos e na solução das demandas dos consumidores.

Com a reestruturação do setor, formação e capacitação da equipe, além da modernização tecnológica, o Procon Cotia retoma a autonomia na fiscalização — antes feita diretamente pelo Estado — reduzindo a morosidade e o acúmulo de casos. A expectativa é que, em alguns atendimentos, o tempo de resolução caia de 30 para até 12 dias, nos casos de resolução primária. Já as situações que exigem audiência ou processo judicial seguem prazos maiores.
“Este é um grande instrumento de defesa do consumidor. Muitas pessoas procuram o Procon porque enfrentam dificuldades com empresas, e aqui são acolhidas com respeito, amor e humanização”, destacou o prefeito Welington Formiga.

Atualmente, o Procon Cotia conta com 15 colaboradores, sendo 12 mulheres, e passou por reforma completa, com novos computadores e instalações mais modernas. O atendimento é exclusivamente presencial, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, na Rua Jorge Caixe, 306-A, térreo, Jardim Nomura.
O evento contou com a presença do vice-prefeito, Paulinho Lenha; da secretária adjunta de Relações Institucionais, Noemia Alves Barros Gaia; e do diretor do Procon Cotia, Francisco Barros.