Cotia é um dos alvos de operação que desmonta esquema de R$ 25 milhões em falsificação de remédios
- Fau Barbosa
- 5 de ago.
- 2 min de leitura

A Polícia Civil de São Paulo deflagrou, na manhã desta terça-feira (5), uma megaoperação contra uma organização criminosa especializada na falsificação e venda ilegal de medicamentos, como anabolizantes e remédios para emagrecimento. A ação cumpre 85 mandados de busca e apreensão e 35 de prisão em São Paulo e outros 11 estados brasileiros.
Na Grande São Paulo, Cotia está entre as cidades que foram alvos da operação. Também há mandados sendo cumpridos na capital, Guarulhos, Mogi das Cruzes, São Caetano do Sul, São José dos Campos, Jacareí, Campinas, Jundiaí, Louveira, Sumaré e São José do Rio Preto.

Segundo a investigação, conduzida há cerca de um ano por agentes da 1ª Central Especializada de Repressão ao Crime Organizado (Cerco), o grupo criminoso operava por meio de uma empresa clandestina que produzia e distribuía medicamentos sem autorização da Anvisa. Os produtos eram vendidos diretamente a consumidores, sem exigência de receita médica e sem controle sanitário.

De acordo com o delegado Ronald Quene, coordenador da operação, o grupo movimentou cerca de R$ 25 milhões nos últimos cinco anos com a venda dos medicamentos ilegais.
“As equipes se deslocaram às 6h, depois de uma reunião de alinhamento, para dar início aos mandados de busca e de prisões temporárias”, afirmou o delegado.
Ao todo, a operação mobilizou 255 equipes compostas por três policiais cada, com apoio de todos os departamentos de Polícia Judiciária das regiões envolvidas.

Fora de São Paulo, os mandados também são cumpridos nos estados do Rio de Janeiro, Paraná, Bahia, Mato Grosso, Amazonas, Espírito Santo, Pernambuco, Paraíba, Alagoas, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul.
A Polícia Civil informou que novas fases da investigação não estão descartadas e que o material apreendido será periciado para aprofundar as apurações sobre o esquema criminoso, que representa riscos à saúde pública.
Comments