De calor extremo a tempestades em menos de 24h: Defesa Civil alerta para mudança brusca no tempo em SP
- Fau Barbosa
- 21 de set.
- 3 min de leitura

A Defesa Civil de São Paulo emitiu, no sábado (20), um alerta sobre a mudança brusca no tempo que atinge todo o estado a partir deste fim de semana. O contraste será intenso: depois de um domingo (21) de calor extremo, com temperaturas que podem superar os 35°C no interior, a chegada de uma frente fria promete virar o cenário em menos de 24 horas, trazendo chuvas fortes, ventos intensos e queda acentuada nos termômetros.
Frente fria chega com tempestades na noite de domingo
A virada do tempo começa ainda na noite de domingo, quando a aproximação da frente fria deve provocar as primeiras tempestades acompanhadas de rajadas de vento de moderada a forte intensidade, queda de raios e possibilidade de granizo em diferentes regiões paulistas.
Segunda-feira será de chuva forte e queda nos termômetros
Na segunda-feira (22), a frente fria avança sobre todo o território paulista, instaurando um quadro de instabilidade generalizada. Estão previstas chuvas fortes, tempestades severas, alta frequência de raios, ventos intensos e possibilidade de granizo.
As regiões mais afetadas pelos altos acumulados de chuva devem ser o Vale do Ribeira, Itapeva, Baixada Santista, Litoral Norte, Região Metropolitana de São Paulo, Campinas e Sorocaba. No litoral, o alerta é também para a ressaca, com mar agitado e risco para atividades náuticas.
Terça-feira com frio e temperaturas em queda
Após a passagem da frente fria, a terça-feira (23) deve marcar a queda brusca das temperaturas. As mínimas podem chegar a 12°C na Serra da Mantiqueira e em Itapeva, 13°C em Presidente Prudente e Marília, 15°C no Vale do Paraíba e 18°C na Baixada Santista.
Na capital paulista, a previsão indica mínima de 13°C e máxima de apenas 26°C, uma diferença marcante em relação ao calor registrado no domingo.
A semana em Cotia
Em Cotia, a semana começa com o tempo nublado, com chuva de manhã e temporal à tarde e à noite. Mínima de 17°C e máxima de 26°.
Na terça-feira, a temperatura cai ainda mais. Sol com muitas nuvens durante o dia e períodos de céu nublado. Noite com muitas nuvens. Mínima de 13ºC e Máxima de 21ºC.
Na Quarta-feira, a previsão é de sol com muitas nuvens durante o dia e períodos de céu nublado. Noite com muitas nuvens. Mínima de 13ºC e Máxima de 18ºC.
A Quinta-feira será ainda mais fria. Sol com muitas nuvens durante o dia e períodos de céu nublado. Noite com muitas nuvens. Mínima de 12°C e máxima de 15°C.
Sexta-feira com Sol e muitas nuvens à tarde. À noite o céu ainda fica com muita nebulosidade, mas não chove. Mínima de 11ºC e Máxima de 18ºC.
A previsão do tempo para sábado é de Sol e muitas nuvens à tarde. À noite o céu ainda fica com muita nebulosidade, mas não chove. Mínima de 11ºC e Máxima de 20ºC.
E no domingo, a previsão do tempo é de Sol com muitas nuvens durante o dia e períodos de céu nublado. Noite com muitas nuvens. Mínima de 10ºC e Máxima de 22ºC.
Gabinete de crise será mobilizado
Para monitorar os impactos da mudança brusca no tempo, a Defesa Civil mobilizará de forma extraordinária o Gabinete de Crise da Operação SP Sempre Alerta Chuvas, que funcionará presencialmente nesta segunda-feira (22), das 8h às 18h. O grupo reunirá representantes da Sabesp, concessionárias de energia elétrica, Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária, DER e outras instituições.
O objetivo é garantir resposta rápida a possíveis ocorrências graves, como quedas de árvores, destelhamentos, interrupções no fornecimento de energia e bloqueios em rodovias.
Recomendações à população
A Defesa Civil reforça orientações de segurança diante do cenário climático:
Evitar deixar objetos soltos em áreas externas, devido ao risco de serem arremessados pelos ventos;
Redobrar atenção em locais com risco de queda de árvores e destelhamentos;
Evitar atividades no mar durante o período de ressaca;
Redobrar cuidados em áreas abertas devido à queda de raios;
Manter hidratação e atenção a incêndios durante o calor extremo no domingo.



Comentários