Defesa Civil alerta para temporais, granizo e frio intenso em São Paulo a partir desta segunda (23)
- Fau Barbosa
- 23 de jun.
- 2 min de leitura
Atualizado: 23 de jun.

A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu um alerta para a chegada de uma forte frente fria que atingirá o estado a partir desta segunda-feira (23). O fenômeno climático deve provocar chuvas intensas, raios, rajadas de vento, risco de granizo e uma queda acentuada nas temperaturas nos dias seguintes.
O alerta é válido para todas as regiões paulistas, com maior intensidade prevista para áreas como Capital, Região Metropolitana, litoral, Campinas, Sorocaba, Vale do Paraíba, Registro e Itapeva. Nessas localidades, os ventos e chuvas poderão ser mais fortes, elevando o risco de alagamentos, quedas de árvores e transtornos no trânsito urbano.
Além das chuvas, uma massa de ar polar deverá avançar sobre o estado entre terça (24) e quarta-feira (25), trazendo temperaturas mínimas entre 3 °C e 12 °C, com possibilidade de geadas nas regiões mais frias, como Vale do Ribeira, Serra da Mantiqueira e Itapeva.
Temperaturas mínimas previstas:
3 °C – Vale do Ribeira e Itapeva
4 °C – Serra da Mantiqueira
6 °C – Vale do Paraíba, Presidente Prudente, Marília
7 °C – Grande São Paulo, Sorocaba, Campinas
8 a 9 °C – Interior (Franca, Ribeirão, Araçatuba, Barretos)
11 a 12 °C – Litoral Norte e Baixada Santista

Abrigo Solidário será ativado em São Paulo
Para proteger a população mais vulnerável ao frio intenso, o Governo de São Paulo ativará o Abrigo Solidário na Estação Pedro II (Linha 3-Vermelha do Metrô) entre as 19h de segunda (23) e as 8h de quarta (25).
A ação oferecerá acolhimento emergencial para pessoas em situação de rua, com colchões, cobertores, alimentação, kits de higiene, assistência social e espaço para os pets. Pela manhã, os acolhidos receberão tickets para café no Bom Prato da Rua 25 de Março.
Orientações da Defesa Civil
Evite áreas alagadas durante tempestades
Não se abrigue debaixo de árvores ou estruturas metálicas
Afaste-se de janelas e permaneça em local seguro
Redobre atenção com idosos, crianças e pessoas em situação de rua



Comentários