Defesa Civil de SP envia mensagem cellbroadcast alertando sobre a passagem do ciclone extratropical
- Fau Barbosa
- há 4 minutos
- 2 min de leitura

Moradores dos municípios da Faixa Leste receberam o aviso pelo celular; confira a previsão para as próximas horas
No início da noite desta sexta-feira (7), a Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu um aviso via sistema Cell Broadcast, alertando a população sobre a passagem de um ciclone extratropical que deve influenciar o tempo em diversas regiões do estado.
O alerta, que continha a seguinte mensagem - “Condições para chuva e rajadas de vento forte nas próximas horas e ao longo do sábado, 8. Caso necessário, busque abrigo imediatamente”, foi enviado para moradores da faixa leste paulista, abrangendo as regiões da Grande São Paulo, Vale do Paraíba, Vale do Ribeira, Itapeva, Sorocaba, Litoral Norte, Litoral Sul, Baixada Santista e Campinas.

O ciclone extratropical pode provocar chuvas intensas e rajadas de vento, além de queda de granizo e ventos fortes no interior. A Defesa Civil orienta que a população redobre a atenção com estruturas frágeis, árvores e fiações, e evite o mar durante o período de instabilidade.
O sistema Cell Broadcast permite o envio de mensagens emergenciais diretamente aos celulares ligados nas áreas de risco, sem necessidade de cadastro prévio, ampliando o alcance das ações preventivas.
Monitoramento e Previsão para as próximas horas
Neste momento (19h40), um sistema meteorológico atua sobre os Estados de Santa Catarina e Paraná. Até agora, as maiores rajadas de vento chegaram a 108 km/h em municípios do oeste catarinense, com acumulados de chuva superiores a 100 mm em 24 horas em algumas localidades.
No Estado de São Paulo, já foram registradas chuvas fortes nas regiões de Presidente Prudente e Araçatuba. Nas próximas horas, o sistema deve avançar por todo o estado, provocando mudanças significativas nas condições do tempo.
São esperadas rajadas de vento pontualmente intensas, especialmente no litoral, onde há possibilidade de tempestades durante a noite e a madrugada.
As maiores rajadas de vento estão previstas para ocorrer na manhã de sábado (08), acompanhadas de chuvas moderadas a fortes em todas as regiões paulistas.
O Diretor de Comunicação da Defesa Civil do Estado de SP, Tenente Maxwel, falou sobre a mobilização.
"Estamos integrados aos centros de monitoramento dos outros estados e acompanhando os efeitos do ciclone no sul do país", disse. "Seguiremos mobilizados durante todo estado sábado, durante a passagem do ciclone por nosso estado. O Gabinete de Crise dará pronto atendimento às ocorrências para otimizar o reestabelecimento dos serviços essenciais à população", ressaltou.