Defesa Civil emite alerta de temporais e chuvas persistentes nesta sexta-feira, 30 e mobiliza Gabinete de Crise
- Fau Barbosa
- há 21 horas
- 2 min de leitura

Região Metropolitana de São Paulo deve registrar acumulados altos de chuva; confira as previsões
A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu um alerta severo para a ocorrência de temporais e chuvas persistentes entre a noite desta quinta-feira (29) e toda a sexta-feira (30). A mudança no tempo é provocada pela formação de um sistema de baixa pressão na costa paulista, que deve trazer volumes elevados de precipitação para a Grande São Paulo e interior.
De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências, a quinta-feira (29) será marcada por condições típicas de verão, com sol entre nuvens e elevação das temperaturas ao longo do dia. O calor, associado à umidade proveniente do oceano e da região amazônica, favorece a formação de áreas de instabilidade, com possibilidade de pancadas de chuva de forte intensidade, acompanhadas de raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo.
Durante a noite e a madrugada, a formação de um sistema meteorológico na costa paulista deve aumentar a nebulosidade e provocar chuvas mais persistentes.
Na sexta-feira (30), a atuação desse sistema mantém o tempo instável em grande parte do estado, com previsão de chuvas generalizadas e contínuas ao longo do dia. As precipitações devem variar de moderadas a fortes, com volumes elevados no acumulado de 24 horas.
Como a região já vem recebendo chuvas nos últimos dias, o solo encharcado aumenta drasticamente o perigo de:
Deslizamentos de terra em áreas de morros;
Enxurradas e alagamentos em pontos baixos;
Quedas de árvores devido às rajadas de vento e solo instável.
Níveis de acumulados de chuva previstos
Acumulado médio
Regiões de Presidente Prudente, Marília, Araçatuba, Franca, Barretos e São José dos Campos.
Acumulado alto
Capital e Região Metropolitana de São Paulo, Baixada Santista, Serra da Mantiqueira, Litoral Norte, Campinas, Ribeirão Preto, Bauru e Araraquara.
Acumulado muito alto
Regiões do Vale do Ribeira, Itapeva e Sorocaba.
Gabinete de Crise mobilizado
Na quinta-feira (29), às 10h, a Defesa Civil estadual fará uma reunião com os todos os municípios paulistas para traçar ações estratégicas de enfrentamento às chuvas intensas previstas para a sexta-feira.
Diante da gravidade da previsão, o Governo do Estado mobilizará o Gabinete de Crise presencialmente a partir das 8h de sexta-feira (30). O objetivo é integrar forças policiais, bombeiros e concessionárias de energia para dar uma resposta rápida em caso de bloqueios de rodovias (como a Raposo Tavares e a Castello Branco) ou interrupções no fornecimento de eletricidade.
Previsão para o final de semana
A boa notícia é que o sistema deve se afastar no sábado (31). O último dia de janeiro deve ter o retorno do sol entre nuvens, com elevação da temperatura e apenas pancadas de chuva isoladas no período da tarde.
Orientações da Defesa Civil:
Acompanhe os alertas oficiais e evite áreas de risco durante os períodos de chuva intensa.
Jamais tente atravessar áreas alagadas ou enxurradas.
Moradores de áreas de risco devem observar sinais como rachaduras em paredes, postes inclinados ou água barrenta descendo morros.
Em caso de emergência, ligue 199 (Defesa Civil) ou 193 (Corpo de Bombeiros).



Comentários