Defesa Civil faz alerta sobre umidade do ar crítica; confira a previsão do tempo
- Fau Barbosa
- 21 de jul.
- 2 min de leitura

A Defesa Civil emitiu alerta sobre a baixa umidade do ar no início desta semana. Sem previsão de chuva próxima, a umidade relativa do ar poderá atingir nível crítico em diversas cidades do estado de São Paulo. Essa condição está prevista até a próxima terça-feira (22).
Previsão do tempo
Nesta segunda-feira (21), uma massa de ar fria e seca deixa o amanhecer com temperaturas amenas em boa parte do Estado. As faixas leste e sudeste poderão ter áreas com nevoeiro nas primeiras horas do dia, os quais se dissiparão com o aquecimento do ambiente.
Ao longo do dia, o Estado terá tempo firme e sol entre poucas nuvens, o que favorecerá a elevação da temperatura até a tarde e retorno para valores amenos à noite na maior parte do Estado.
A faixa entre as regionais de Itapeva, de Sorocaba, de Campinas e litorâneas terão temperaturas máximas entre 23°C e 27°C, no restante do Estado as máximas ficarão entre 28°C e 31°C.
Em Cotia, a segunda-feira terá muitas nuvens o dia todo, com aberturas de sol. A temperatura mínima será de 11ºC e a máxima de 23ºC. Na terça-feira, a previsão é de um dia de sol com algumas nuvens e névoa ao amanhecer. Noite de céu limpo. Mínima de 12ºC e máxima de 24ºC.
Com exceção da faixa leste, a URA poderá atingir valores inferiores a 30%, sendo que no norte e oeste paulista esses valores poderão ficar próximos a 20%. Dessa maneira, a OMS aconselha redobrar o cuidado com a hidratação e evitar atividades ao ar livre à tarde.
Dicas para se proteger do tempo seco:
Beba água com frequência
Umidifique ambientes com toalhas úmidas ou bacias de água
Use soro fisiológico nos olhos e narinas
Evite atividades ao ar livre no período mais quente do dia
Não queime lixo ou vegetação, reduzindo o risco de incêndios
O tempo seco deve continuar ao longo da semana, e a população é orientada a acompanhar os boletins meteorológicos e os avisos da Defesa Civil. Para emergências, o telefone é 199.
Comentários