Defesa Civil renova alerta para chuvas intensas e ativa Gabinete de Crise
- Fau Barbosa
- há 3 minutos
- 1 min de leitura

Acumulados podem ser "muito altos" na Grande São Paulo e região de Sorocaba entre domingo (18) e segunda-feira (19); frente fria eleva risco de transtornos
A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu uma atualização crítica nesta sexta-feira (16). Devido à persistência de condições atmosféricas severas, a Defesa Civil renova alerta para chuvas intensas que devem atingir todo o território paulista, com especial atenção para o período entre este sábado (17) e a próxima segunda-feira (19).
Previsão de Acumulados Muito Altos
Embora o sábado comece com sol e calor, a chegada de uma frente fria combinada com um canal de umidade da Amazônia mudará drasticamente o cenário a partir de domingo.
Os modelos meteorológicos indicam risco de acumulados "Muito Altos" para áreas estratégicas, incluindo:
Região Metropolitana de São Paulo (incluindo Cotia e região);
Região de Sorocaba e Campinas;
Litoral Norte, Baixada Santista e Vale do Paraíba.
Diante da gravidade, o Governo do Estado anunciou que o Gabinete de Crise será instalado no domingo (18) para coordenar a pronta resposta a possíveis alagamentos, quedas de árvores e deslizamentos de terra.
Cuidados e Monitoramento
Com a Defesa Civil renova alerta para chuvas, a recomendação é que a população evite áreas de encostas e locais sujeitos a inundações. As pancadas podem vir acompanhadas de descargas elétricas, rajadas de vento forte e queda isolada de granizo.
O órgão permanece em monitoramento contínuo e orienta que os cidadãos se cadastrem para receber alertas via SMS (enviando o CEP para o número 40199) para acompanhar a evolução das tempestades em tempo real.



Comentários