top of page

Diretores de escolas com melhores notas no IDEB são homenageados em Cotia

Diretores das escolas com melhores notas no IDEB são homenageados em Cotia

Prefeito Welington Formiga reconhece gestores de cinco unidades com os maiores resultados


Nesta segunda-feira (10), o prefeito Welington Formiga homenageou os diretores das cinco escolas municipais que registraram as notas mais altas do município no IDEB. A cerimônia oficial ocorreu no auditório da Prefeitura de Cotia e contou com a presença da secretária municipal de Educação, Ana Paula, acompanhada de demais secretários municipais e gestores de ensino.


A educação de Cotia apresentou resultados históricos no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) e,  para o prefeito, o desempenho alcançado no levantamento é apenas o começo de uma transformação estrutural na rede municipal. Com investimentos focados em infraestrutura, capacitação profissional, desenvolvimento na primeira infância e suporte aos alunos, a gestão trabalha para expandir ainda mais os índices de aprendizado no município.


Em 2025, o município de Cotia atingiu a maior média de sua história no indicador nacional, alcançando a nota 6,2 — o melhor desempenho da cidade desde o início da série histórica do levantamento, iniciada em 2005.

Diretores das escolas com melhores notas no IDEB são homenageados em Cotia

Escolas e Gestores Homenageados:

  • EM Florentina Francisca de Oliveira – Nota 7,6: Diretor Vicente Machado

  • EM José Grotoli – Nota 7,5: Diretora Priscila Jandira Santos

  • EM Edith dos Santos Silva – Nota 7,5: Diretora Luciene Baia Lopes

  • EM Ildefonço Emiliano de Brito – Nota 7,4: Diretora Maria Patrícia Madeira da Silva

  • EM Teresa Benvinda Hervey Costa Maia – Nota 7,0: Diretora Kátia Santos


Investimento Focado na Primeira Infância

Durante o evento, a secretária de Educação, Ana Paula, destacou que a estratégia da administração municipal abrange todas as etapas do ensino, iniciando a estruturação antes mesmo do ciclo avaliado pelo Governo Federal.

"Para termos uma educação de qualidade, o investimento precisa começar na creche. Estamos trabalhando no desenvolvimento infantil, na formação dos profissionais e na melhoria da estrutura, com mobiliário adequado para os berçários. É um trabalho que começa agora para que possamos colher resultados ainda melhores no futuro."

A secretária ressaltou que o avanço no IDEB reflete o esforço continuado de toda a comunidade escolar, envolvendo professores, equipes diretivas e profissionais de apoio da rede.


Planejamento de Longo Prazo

O prefeito Welington Formiga enfatizou que a marca de 6,2 deve ser celebrada, mas ressaltou a importância de manter a meta de evolução contínua para os próximos ciclos de avaliação da educação pública.

"Hoje, não estou aqui para comemorar apenas a nota 6,2. Estou aqui para trabalhar para que Cotia tenha uma das melhores notas do Brasil daqui a 20 anos. O projeto de educação precisa ser pensado para 20 anos. Tudo o que estamos fazendo agora, em um ano e meio de gestão, é para melhorar a educação. Quando investimos na creche, na formação dos profissionais, na estrutura e no desenvolvimento das nossas crianças, estamos construindo os resultados que vamos colher lá na frente."

Formiga pontuou ainda que o reconhecimento aos diretores presentes estende-se a todos os trabalhadores do sistema municipal de ensino.

"Cada diretor que está aqui representa uma escola, mas também representa todos os professores e profissionais que trabalham diariamente pela educação de Cotia. Essa conquista é de toda a nossa rede."

Homenagem Especial e Emoção

A cerimônia contou com uma homenagem especial ao ex-diretor Vicente Machado, da EM Florentina Francisca de Oliveira. Mesmo aposentado, o gestor compareceu ao evento para receber o reconhecimento pela nota 7,6, a maior média registrada entre as unidades municipais de Cotia.

Em seu pronunciamento, Vicente atribuiu a conquista ao empenho conjunto da equipe e da comunidade escolar:

"Recebo essa homenagem com gratidão e me sinto honrado por fazer parte deste momento tão especial. A EM Florentina é uma escola simples, mas sempre acreditamos nas nossas crianças e as motivamos dia a dia. Hoje estou aqui representando a Florentina, mas quero agradecer a toda a equipe, porque esse resultado é fruto do trabalho de todos."

A participação do ex-diretor reforçou o tributo aos profissionais que dedicaram sua trajetória profissional ao fortalecimento do ensino público e ao progresso educacional da cidade.

Comentários


Logo do Portal Viva Cotia

PORTAL VIVA COTIA - A NOTÍCIA MAIS COMPLETA DA REGIÃO

Os artigos, reportagens e comentários, não refletem necessariamente a opinião do Portal Viva e são de inteira responsabilidade de seus autores.

 

É proibida a reprodução, edição e publicação total ou parcial de todo o conteúdo do site, sem autorização expressa do Portal Viva. É proibida a reprodução das fotos e/ou imagens do site, em qualquer meio de comunicação, inclusive na Web, sem prévia consulta e aprovação, conforme lei nº 9.610 de 19/02/1998, que rege sobre o Direito Autoral e Direito de Uso da Imagem no Brasil.

NOS SIGA NAS REDES
  • email
  • Instagram
  • Facebook
  • Tópicos
  • X

Fotos© Portal Viva 2009-2026. Todos os direitos reservados.

© 2026 - Portal Viva Cotia

bottom of page