top of page

Ecovias antecipa entrega de câmeras de monitoramento na Raposo Tavares

Ecovias antecipa câmeras na Raposo Tavares e melhora tempo de resposta a emergências
Equipamentos foram instalados com 17 meses de antecedência, ampliando a agilidade no atendimento ao usuário. (Divulgação: Ecovias)

A Ecovias Raposo Castello concluiu, com pouco mais de um mês de operação, a instalação de sete câmeras de monitoramento na Rodovia Raposo Tavares, antecipando em um ano e meio a data prevista no contrato de concessão. As câmeras, com alta resolução e visão noturna, já estão em funcionamento, permitindo uma resposta mais rápida em casos de acidentes, panes e demais ocorrências na via.


As imagens são transmitidas em tempo real para o Centro de Controle de Operações (CCO) da empresa, garantindo um monitoramento muito mais ágil e eficiente. Com isso, o atendimento ao motorista ficou mais rápido e a segurança na rodovia foi reforçada.


Os times da concessionária já iniciaram estudos adicionais de posicionamento, para mapear quantas câmeras serão necessárias - e em que locais devem ser instaladas –, para garantir 100% de cobertura do trecho concedido.

“Como recebemos a rodovia sem câmeras, nossas equipes em campo faziam todo o trabalho de monitoramento em paralelo ao de apoio, limitando sua eficiência. Agora temos condições de acompanhar melhor as condições pelo CCO, agilizando todas as nossas atividades”, diz Luiz Roberto Tavares, gerente de Operações da Ecovias Raposo Castello. “As câmeras são mais modernas e têm ótima resolução, tanto durante o dia quanto à noite, e nosso time já começou o estudo para identificar quantas outras precisaremos – e onde – para termos 100% de cobertura na rodovia.”


Primeiros 30 dias de ação intensa

O primeiro mês de trabalho da Ecovias Raposo Castello foi movimentado. Além da instalação das câmeras, a empresa realizou:

  • Mais de 4.400 atendimentos nas rodovias, sendo 73% na Castello Branco e 27% na Raposo Tavares;

  • 1.658 panes mecânicas resolvidas e 255 pneus trocados;

  • Recolhimento de 30 toneladas de lixo;

  • Reparos no pavimento com 47 toneladas de material;

  • 76 novas placas de sinalização instaladas;

  • Limpeza de drenagem em 11 km da Castello Branco.


Todo esse trabalho teve como base as avaliações feitas nos primeiros dias da concessão, focadas em melhorar a estrutura e atendimento nas estradas.


Canais diretos com o motorista

Para garantir que o usuário tenha sempre um canal de comunicação à disposição, a Ecovias disponibiliza o número 0800 270 0 280, com atendimento por telefone e WhatsApp. Por ali, é possível pedir socorro, tirar dúvidas, relatar problemas nas pistas e até receber boletins de tráfego.


A empresa também atualiza informações nas redes sociais X (antigo Twitter) e Threads, com alertas sobre o trânsito em tempo real.



Comments


Logo do Portal Viva Cotia

PORTAL VIVA COTIA - A NOTÍCIA MAIS COMPLETA DA REGIÃO

Os artigos, reportagens e comentários, não refletem necessariamente a opinião do Portal Viva e são de inteira responsabilidade de seus autores.

 

É proibida a reprodução, edição e publicação total ou parcial de todo o conteúdo do site, sem autorização expressa do Portal Viva. É proibida a reprodução das fotos e/ou imagens do site, em qualquer meio de comunicação, inclusive na Web, sem prévia consulta e aprovação, conforme lei nº 9.610 de 19/02/1998, que rege sobre o Direito Autoral e Direito de Uso da Imagem no Brasil.

NOS SIGA NAS REDES
  • email
  • Instagram
  • Facebook
  • Tópicos
  • X

Fotos© Portal Viva 2009-2025. Todos os direitos reservados.

© 2025 - Portal Viva Cotia

bottom of page