top of page

Exposição em Barueri usa sapatos vermelhos para denunciar o feminicídio no Brasil

Atualizado: 14 de ago.

Exposição em Barueri usa sapatos vermelhos para denunciar o feminicídio no Brasil
Mostra “Elas Estavam Aqui” apresenta histórias reais de vítimas de feminicídio e alerta para o crescimento da violência contra a mulher no país

Até o dia 29 de agosto, quem passar pela Secretaria da Mulher de Barueri poderá se deparar com uma cena impactante: cinco pares de sapatos vermelhos, acompanhados de totens com nomes e histórias de mulheres que foram brutalmente assassinadas por razões de gênero. A exposição “Elas Estavam Aqui” é uma ação de conscientização promovida pela Secretaria com o objetivo de dar visibilidade às vítimas do feminicídio e provocar uma reflexão profunda sobre a violência de gênero no Brasil.


Inspirada na instalação "Zapatos Rojos", da artista mexicana Elina Chauvet, a mostra relembra casos marcantes como os de Daniela Perez, Eloá Cristina Pimentel, Eliza Samudio, Tatiane Spitzner e Mônica Granuzzo — mulheres que tiveram suas vidas interrompidas por homens que deveriam amá-las, protegê-las ou respeitá-las.

“A proposta da releitura é impactar. Queremos que mulheres, e todas as pessoas, parem para ler cada totem e se lembrem de que a violência contra a mulher está presente todos os dias. Infelizmente, muitas vítimas sofrem as consequências mais extremas, que é o feminicídio”, explica Yula Moreira, coordenadora do Centro de Referência de Atendimento à Mulher em Situação de Violência.
Exposição em Barueri usa sapatos vermelhos para denunciar o feminicídio no Brasil
Mostra foi inspirada na instalação "Zapatos Rojos", da artista mexicana Elina Chauvet

Segundo dados do Mapa da Violência de 2025, o Brasil registrou 1.459 casos de feminicídio em 2024 — uma média de quatro mulheres assassinadas por dia. O número é o maior já registrado no país e reforça a urgência de políticas públicas, leis mais rígidas e ações de prevenção.


Com base nesse cenário alarmante, entrou em vigor em 2024 o Pacote Antifeminicídio (Lei nº 14.994/2024), que transformou o feminicídio em um crime autônomo, com penas que variam entre 20 e 40 anos de prisão, além de agravantes específicos.


Mais do que números, “Elas Estavam Aqui” dá nomes, rostos e histórias às estatísticas. A exposição convida o público a lembrar que essas mulheres existiram, tinham sonhos, famílias e foram silenciadas pelo machismo estrutural e pela ausência de proteção eficaz.


📍 Serviço – Exposição “Elas Estavam Aqui”

  • 📅 Quando: Até 29 de agosto

  • Horário: Das 8h às 17h

  • 📌 Local: Secretaria da Mulher de Barueri – Rua Sebastião Davino dos Reis, 756, Vila Porto

  • 💵 Entrada gratuita

Comentários


Logo do Portal Viva Cotia

PORTAL VIVA COTIA - A NOTÍCIA MAIS COMPLETA DA REGIÃO

Os artigos, reportagens e comentários, não refletem necessariamente a opinião do Portal Viva e são de inteira responsabilidade de seus autores.

 

É proibida a reprodução, edição e publicação total ou parcial de todo o conteúdo do site, sem autorização expressa do Portal Viva. É proibida a reprodução das fotos e/ou imagens do site, em qualquer meio de comunicação, inclusive na Web, sem prévia consulta e aprovação, conforme lei nº 9.610 de 19/02/1998, que rege sobre o Direito Autoral e Direito de Uso da Imagem no Brasil.

NOS SIGA NAS REDES
  • email
  • Instagram
  • Facebook
  • Tópicos
  • X

Fotos© Portal Viva 2009-2025. Todos os direitos reservados.

© 2025 - Portal Viva Cotia

bottom of page