Fake News: INSS não vai suspender pagamento de quem está sem a nova identidade
- Fau Barbosa
- há 2 horas
- 2 min de leitura

Boatos sobre corte imediato de benefícios são falsos; veja o que muda e para quem (Imagem: Divulgação/INSS)
As redes sociais foram inundadas nesta segunda-feira (26) com notícias falsas de que o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) deixará de pagar aposentadoria a quem não tem a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN). Na verdade, nada muda para quem já recebe os benefícios atuais.
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) veio a público para desmentir as notícias e afirmou: A informação é mentira. Para quem já recebe o benefício, nada muda no momento.
O que muda e para quem?
A exigência de biometria digital faz parte de um processo de modernização para evitar fraudes, mas o cronograma é gradual:
Para quem já é aposentado/pensionista: Não é necessário tomar nenhuma providência imediata. A implementação será lenta e, caso o INSS precise da sua biometria, você será avisado individualmente com antecedência. Não haverá bloqueio automático.
Para novos pedidos (desde nov/2025): Quem pede um benefício hoje já precisa de biometria, mas o INSS aceita os dados da CNH ou do Título de Eleitor, além da nova CIN.
A partir de 1º de maio de 2026: Quem pedir novos benefícios e não tiver biometria em nenhum documento (nem CNH, nem Título) precisará obrigatoriamente emitir a CIN.
O prazo final: 2028
A nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) só passará a ser o único documento aceito para pedidos e manutenção de benefícios a partir de 1º de janeiro de 2028. Até lá, os documentos atuais continuam valendo.
Exceções importantes
O INSS garantiu que alguns grupos não serão obrigados a apresentar a biometria enquanto não houver alternativas fáceis de acesso, como:
Pessoas com mais de 80 anos;
Pessoas com dificuldade de locomoção por motivos de saúde;
Moradores de áreas de difícil acesso ou residentes no exterior.
A recomendação do órgão é clara: Não há pressa, mas é ideal procurar os órgãos de identificação (como o Poupatempo em Cotia ou Carapicuíba) nos próximos meses para emitir a CIN com tranquilidade, evitando filas futuras.
Com informações da Agência Brasil



Comentários