Feriado de 9 de Julho: serviços públicos de Cotia terão expediente suspenso nesta quarta
- Fau Barbosa
- há 5 dias
- 1 min de leitura

Na próxima quarta-feira (9), os serviços públicos municipais de Cotia estarão suspensos por conta do feriado estadual em homenagem à Revolução Constitucionalista de 1932. Durante o dia, apenas os serviços essenciais funcionarão normalmente, como o atendimento nas unidades de saúde emergenciais e a atuação da Guarda Civil Municipal (GCM).
Estarão em funcionamento os seguintes serviços: Pronto-Socorro Infantil, SAMU, Pronto Atendimento do Parque São George, Pronto Atendimento de Caucaia do Alto e a UPA Atalaia. Já os demais setores da administração pública municipal retomam o atendimento na quinta-feira, dia 10 de julho.
O que foi a Revolução de 1932?
O feriado de 9 de julho celebra o início da Revolução Constitucionalista de 1932, movimento armado liderado por São Paulo contra o governo provisório de Getúlio Vargas, que havia chegado ao poder após a Revolução de 1930. Os paulistas exigiam uma nova Constituição e eleições democráticas.
O levante durou cerca de 90 dias e ficou marcado pela luta solitária de São Paulo — sem o apoio esperado de outros estados — e pelos jovens mártires Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo, cujas iniciais formaram a sigla MMDC, símbolo do movimento.
Embora derrotado militarmente, o movimento acelerou o processo de redemocratização do país, levando Vargas a convocar uma nova Constituinte. Desde 1997, 9 de julho é feriado oficial no estado de São Paulo, conforme a Lei nº 9.497, sancionada pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso.
Comentários