Frente fria traz rajadas intensas de vento nesta segunda-feira, alerta Defesa Civil
- Fau Barbosa
- 27 de jul.
- 2 min de leitura
Atualizado: 29 de jul.

A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu alerta para ventos fortes e ressaca marítima nesta segunda-feira (28), devido à passagem de uma frente fria que atinge todo o território paulista.
O sistema meteorológico deve provocar instabilidades atmosféricas e rajadas intensas de vento, principalmente na Faixa Leste do Estado, incluindo a capital, litoral, região metropolitana, além das regiões de Sorocaba, Itapeva, Vale do Paraíba, Campinas e Vale do Ribeira.
Há risco de queda de árvores, destelhamentos e danos em estruturas. A orientação é para que a população evite áreas com tendas ou coberturas frágeis, reforce portas, janelas e telhados, e mantenha objetos soltos fora de áreas externas. Também é recomendável não estacionar veículos sob árvores ou postes e manter distância de fiações caídas. Em caso de emergência, os contatos são o Corpo de Bombeiros (193) e a Defesa Civil (199).
O litoral paulista deve enfrentar ainda ressaca marítima, com ondas que podem chegar a 3 metros de altura. A recomendação é de atenção máxima para pescadores, embarcações de pequeno porte, esportistas náuticos e banhistas.
Previsão do tempo - Noite e Madrugada - 27julho
Nas próximas horas, uma frente fria que atua no Sul do país, avançará de forma lenta e gradual sobre o Estado de São Paulo. Algumas áreas do litoral sul Paulista, já apresentam nebulosidade e chance de chuviscos, associadas a atuação deste sistema.

Ao longo do período da noite e madrugada, os modelos indicam um avanço gradual que afetará as regionais que fazem divisa com o Paraná, aumentando a nebulosidade e possibilidade de chuvas de moderada a fraca intensidade, que ocorrem de forma isolada, conforme figura acima. Além disso, as temperaturas mínimas estarão em declínio e a sensação térmica será de frio ameno.
Na Região Metropolitana, há possibilidade de garoas nas primeiras horas da manhã. No restante do Estado, o tempo permanecerá estável ao longo do período.
Na terça-feira (29), a frente fria deve se afastar e dar lugar a uma massa de ar polar, que provocará queda acentuada nas temperaturas em várias regiões do Estado.
Fonte: Defesa Civil de SP
Comments