Futuros GCMs de Cotia iniciam Escola de Formação em novembro; serão 560 horas de aulas teóricas e práticas
- Fau Barbosa
- há 2 horas
- 1 min de leitura

Os 55 aprovados no concurso da Prefeitura passarão por treinamento completo antes de reforçar a segurança
Os 55 futuros Guardas Civis Municipais (GCMs) de Cotia, aprovados em todas as etapas do concurso público da Prefeitura, iniciarão a Escola de Formação de Guardas no próximo dia 11 de novembro de 2025. A etapa final de preparação contará com 560 horas de aulas teóricas e práticas, exigindo comprometimento e desempenho para aprovação final.
A turma é composta por 44 homens e 11 mulheres, que recentemente foram aprovados na última e mais extensa fase do processo seletivo — a investigação social.

Durante a formação, os futuros GCMs terão disciplinas que abrangem legislação aplicada à Guarda Civil Municipal, defesa pessoal, uso diferenciado da força, primeiros-socorros, condicionamento físico, direitos humanos, cidadania e diversidade, mediação de conflitos, violência doméstica e de gênero, entre outras.
O curso também abordará segurança escolar, policiamento comunitário, educação ambiental, fiscalização de trânsito, gestão integrada de segurança pública e inteligência policial. Os participantes terão ainda aulas práticas de tiro, direção defensiva e ofensiva, e combate a incêndio, entre outros treinamentos técnicos.

“É uma grade de conteúdo bastante extensa e necessária para que os futuros guardas possam reforçar a segurança da população e, sobretudo, trabalharem dentro da lei, da ordem, da ética e em segurança”, destacou o secretário de Segurança Pública de Cotia, GCM Fabrício Dourado.
Após a conclusão do curso, todos passarão por avaliação final. Os candidatos aprovados serão incorporados à Guarda Civil Municipal de Cotia, reforçando o efetivo da segurança pública no município.
