top of page

De Cotia para o Texas: GCMs realizam treinamento de elite com a SWAT nos EUA

"Guardas da GCM de Cotia em treinamento com a SWAT no Texas".

Durante duas semanas, guardas passaram por imersão tática policial


Entre os dias 1º e 15 de dezembro, três GCMs de Cotia realizaram treinamento de elite nos Estados Unidos, durante um programa intensivo de treino tático policial no estado do Texas.

GCMs de Cotia realizam treinamento de elite com a SWAT nos Estados Unidos

O treinamento, que foi intermediado pela Strike Team, aconteceu nas cidades de Beaumont e Dallas e foi realizado com uma das forças de segurança mais preparadas do mundo: a SWAT. Também foram realizadas instruções de patrulhamento com a Texas Police.

GCMs de Cotia realizam treinamento de elite com a SWAT nos Estados Unidos

Os Guardas Civis de Cotia - CE Julio César, CD Silva e CE Costa -, viajaram aos Estados Unidos por conta própria. Também participaram do treinamento o instrutor da Guarda Civil de Osasco, Richard, e o GCM de Embu das Artes, China. Devido a dificuldade de acesso a esse nível de instrução, alguns guardas venderam bens pessoais, como motocicletas e armas de fogo, para custear a viagem e o curso.

CE Julio César, CD Silva e CE Costa com o responsável pela Strike Team, Fernando Carvalho


ALERRT

Além de Beaumont, o programa inclui imersões na ALERRT (Advanced Law Enforcement Rapid Response Training), que é um centro de treinamento que funciona atráves de um convênio entre o FBI e a Universidade Estadual do Texas e com a SWAT de Dallas. É considerado um dos maiores e mais importantes centros de treinamento de atirador ativo (Active Shooter) dos Estados Unidos e do mundo.


O Centro é responsável por desenvolver técnicas de resposta rápida que são aplicadas por quase todos os departamentos de polícia americanos.

GCMs de Cotia realizam treinamento de elite com a SWAT nos Estados Unidos

O treinamento

O treinamento dura 15 dias e foca em visitas técnicas, prática de tiro e na cultura dos departamentos de polícia dos Estados Unidos. Segundo os guardas, todos os instrutores são da SWAT e os tradutores são brasileiros.

"Essa experiência de intercâmbio com a SWAT do Texas foi um grande aprendizado e agregou muito ao meu crescimento pessoal e profissional!", ressaltou a CD Silva.


CD Silva, durante a prática de tiro


O impacto desse treinamento é tão grande que os instrutores destacam que serve não apenas para táticas de tiro, mas para uma imersão total na cultura policial americana.

"O treinamento com a SWAT foi uma oportunidade única de aperfeiçoamento profissional. Tivemos contato com protocolos internacionais, simulações realistas e técnicas voltadas para ocorrências de alto risco. Esse tipo de capacitação reflete diretamente na melhoria do serviço prestado à sociedade, com mais preparo, técnica e segurança”, destacou o CE Costa.


CE Costa durante treinamento tático


Intercâmbio com a Elite: SWAT e Texas Police

A imersão proporcionou aos agentes de Cotia a oportunidade de trocar experiências e absorver doutrinas de unidades de elite norte-americanas.


O cronograma incluiu atividades com:

  • SWAT de Dallas e Beaumont: Treinamentos focados em invasões táticas e operações de alto risco.

  • Polícia de San Marco: Instruções específicas sobre patrulhamento e táticas de campo.

GCMs de Cotia realizam treinamento de elite com a SWAT nos Estados Unidos

Equipe brasileira - Cotia, Osasco, Espírito Santo, Embu das Artes e Santa Catarina


Destaque na TV

A participação do Brasil no treinamento foi destaque na TV americana. Veja a reportagem:

Reportagem do canal 12 da KBMT-TV, afiliada da rede de televisão ABC em Beaumont


Foco em Gestão de Crises

O principal objetivo do intercâmbio foi o aprimoramento de técnicas para situações de extrema pressão. Durante as duas semanas, os GCMs foram submetidos a simulações de gestão de crises, atendimento de ocorrências de alto risco e novas táticas de abordagem.

ree

"Trazer essa expertise para Cotia permite que possamos atuar com padrões internacionais de segurança, focando na preservação da vida e na eficiência operacional", destacou o ex-comandante da GCM de Cotia, CE Julio César, que já participou deste treinamento cinco vezes.

CE Julio César participa do treinamento pela quinta vez


Segundo ele, a iniciativa coloca a Guarda Civil de Cotia em um patamar de destaque na região metropolitana, investindo na capacitação técnica para elevar o nível de proteção à população.

Logo do Portal Viva Cotia

PORTAL VIVA COTIA - A NOTÍCIA MAIS COMPLETA DA REGIÃO

Os artigos, reportagens e comentários, não refletem necessariamente a opinião do Portal Viva e são de inteira responsabilidade de seus autores.

 

É proibida a reprodução, edição e publicação total ou parcial de todo o conteúdo do site, sem autorização expressa do Portal Viva. É proibida a reprodução das fotos e/ou imagens do site, em qualquer meio de comunicação, inclusive na Web, sem prévia consulta e aprovação, conforme lei nº 9.610 de 19/02/1998, que rege sobre o Direito Autoral e Direito de Uso da Imagem no Brasil.

NOS SIGA NAS REDES
  • email
  • Instagram
  • Facebook
  • Tópicos
  • X

Fotos© Portal Viva 2009-2025. Todos os direitos reservados.

© 2025 - Portal Viva Cotia

bottom of page