De Cotia para o Texas: GCMs realizam treinamento de elite com a SWAT nos EUA
- Fau Barbosa
- há 2 horas
- 3 min de leitura

Durante duas semanas, guardas passaram por imersão tática policial
Entre os dias 1º e 15 de dezembro, três GCMs de Cotia realizaram treinamento de elite nos Estados Unidos, durante um programa intensivo de treino tático policial no estado do Texas.

O treinamento, que foi intermediado pela Strike Team, aconteceu nas cidades de Beaumont e Dallas e foi realizado com uma das forças de segurança mais preparadas do mundo: a SWAT. Também foram realizadas instruções de patrulhamento com a Texas Police.

Os Guardas Civis de Cotia - CE Julio César, CD Silva e CE Costa -, viajaram aos Estados Unidos por conta própria. Também participaram do treinamento o instrutor da Guarda Civil de Osasco, Richard, e o GCM de Embu das Artes, China. Devido a dificuldade de acesso a esse nível de instrução, alguns guardas venderam bens pessoais, como motocicletas e armas de fogo, para custear a viagem e o curso.
CE Julio César, CD Silva e CE Costa com o responsável pela Strike Team, Fernando Carvalho
ALERRT
Além de Beaumont, o programa inclui imersões na ALERRT (Advanced Law Enforcement Rapid Response Training), que é um centro de treinamento que funciona atráves de um convênio entre o FBI e a Universidade Estadual do Texas e com a SWAT de Dallas. É considerado um dos maiores e mais importantes centros de treinamento de atirador ativo (Active Shooter) dos Estados Unidos e do mundo.
O Centro é responsável por desenvolver técnicas de resposta rápida que são aplicadas por quase todos os departamentos de polícia americanos.

O treinamento
O treinamento dura 15 dias e foca em visitas técnicas, prática de tiro e na cultura dos departamentos de polícia dos Estados Unidos. Segundo os guardas, todos os instrutores são da SWAT e os tradutores são brasileiros.
"Essa experiência de intercâmbio com a SWAT do Texas foi um grande aprendizado e agregou muito ao meu crescimento pessoal e profissional!", ressaltou a CD Silva.
CD Silva, durante a prática de tiro
O impacto desse treinamento é tão grande que os instrutores destacam que serve não apenas para táticas de tiro, mas para uma imersão total na cultura policial americana.
"O treinamento com a SWAT foi uma oportunidade única de aperfeiçoamento profissional. Tivemos contato com protocolos internacionais, simulações realistas e técnicas voltadas para ocorrências de alto risco. Esse tipo de capacitação reflete diretamente na melhoria do serviço prestado à sociedade, com mais preparo, técnica e segurança”, destacou o CE Costa.
CE Costa durante treinamento tático
Intercâmbio com a Elite: SWAT e Texas Police
A imersão proporcionou aos agentes de Cotia a oportunidade de trocar experiências e absorver doutrinas de unidades de elite norte-americanas.
O cronograma incluiu atividades com:
SWAT de Dallas e Beaumont: Treinamentos focados em invasões táticas e operações de alto risco.
Polícia de San Marco: Instruções específicas sobre patrulhamento e táticas de campo.

Equipe brasileira - Cotia, Osasco, Espírito Santo, Embu das Artes e Santa Catarina
Destaque na TV
A participação do Brasil no treinamento foi destaque na TV americana. Veja a reportagem:
Reportagem do canal 12 da KBMT-TV, afiliada da rede de televisão ABC em Beaumont
Foco em Gestão de Crises
O principal objetivo do intercâmbio foi o aprimoramento de técnicas para situações de extrema pressão. Durante as duas semanas, os GCMs foram submetidos a simulações de gestão de crises, atendimento de ocorrências de alto risco e novas táticas de abordagem.

"Trazer essa expertise para Cotia permite que possamos atuar com padrões internacionais de segurança, focando na preservação da vida e na eficiência operacional", destacou o ex-comandante da GCM de Cotia, CE Julio César, que já participou deste treinamento cinco vezes.
CE Julio César participa do treinamento pela quinta vez
Segundo ele, a iniciativa coloca a Guarda Civil de Cotia em um patamar de destaque na região metropolitana, investindo na capacitação técnica para elevar o nível de proteção à população.























