Governo de SP sanciona lei que autoriza enterrar cães e gatos em jazigos da família
- Fau Barbosa
- há 11 minutos
- 1 min de leitura

Inspirada na história emocionante do cão "Bob Coveiro", nova legislação reconhece o vínculo afetivo entre tutores e animais de estimação (Foto: Divulgação/Governo de SP)
O governador Tarcísio de Freitas sancionou nesta terça-feira (10) uma lei que promete mudar a forma como os paulistas lidam com a despedida de seus animais de estimação. Ela autoriza a enterrar cães e gatos em jazigos e sepulturas familiares em todo o estado de São Paulo, permitindo que fiquem ao lado de seus tutores.
Batizada informalmente de "Lei Bob Coveiro", a medida foi inspirada em um caso real ocorrido em Taboão da Serra. O cão Bob viveu por 10 anos em um cemitério local e, após sua morte, recebeu autorização para ser sepultado junto à sua dona. O texto da Lei Bob Coveiro reconhece oficialmente o forte laço emocional entre humanos e animais, oferecendo uma alternativa digna para o momento do luto.
Pela nova regra, caberá aos serviços funerários de cada município estabelecer as normas específicas para esses sepultamentos, sendo que todos os custos serão de responsabilidade da família. No caso de cemitérios particulares, a administração poderá definir regras próprias, desde que respeitem a legislação vigente.